Contente
Timidez na infância é, infelizmente, comum entre os pré-escolares. Ao se aproximar de uma criança tímida, deve tomar muito cuidado para não assustá-la. Como um adulto, você parece ser um gigante aos olhos de uma criança pequena e, possivelmente, assustador. Avance lentamente e permita que a criança dite o ritmo.
Instruções
Aproxime-se de uma criança tímida-
Sorria do outro lado da sala. Crianças analisam rostos, talvez mais do que os adultos. A expressão em seu rosto terá um impacto sobre a atitude da criança com você. Para elas, pessoas distraídas parecem em impassíveis e hostis. Um adulto -- ao estar concentrado -- pode aparecer bastante irritado. Mantenha a sua expressão em mente. Propositadamente, sorria para a criança antes de se aproximar.
-
Fale com o cuidador da criança. Poucas crianças estão vagando sozinhas, especialmente as mais tímidas. Encontre os pais ou a babá da criança e inicie uma conversa. À medida em que a criança observa sua interação, você vai ser visto como alguém amigável, e não como uma ameaça.
-
Continue sorrindo para a criança. Durante a sua conversa com o adulto, sorria ocasionalmente para a criança, mas não exagere. É possível ser "assustadoramente simpático". Não é hora de envolver a criança na conversa bastante ainda. Crianças com timidez precisam de mais tempo para se ajustar à sua presença.
-
Preste atenção nas dicas da criança. Você pode ajudar uma criança tímida a sair da sua bolha lendo sua linguagem corporal. Quando ela começa a sair de trás do cuidador e timidamente sorrir de volta, ela está pronta para aceitar uma ou duas palavras de você.
-
Diga olá. Se a criança imediatamente correr para trás do cuidador, sem uma palavra, ainda vai demorar algum tempo antes de você ter a possibilidade de se aproximar. Se a criança ficar chateada, saiba que é hora de recuar. Mas, se a criança sorrir de volta, você foi aceito e pode dizer mais algumas palavras. Eventualmente, a criança vai se aquecer e interagir com você de uma forma mais confortável.
Dicas
- Sorria honestamente, com os olhos, e não apenas com a boca. As crianças sabem a diferença.
- Tente comentar sobre outra coisa que não a própria criança. "Você viu aquele cachorrinho ali?" é melhor do que "Você tem mesmo grandes olhos azuis!". Crianças tímidas ficam mais à vontade quando o foco não é diretamente sobre elas.
Aviso
- Nunca tente pegar ou tocar uma criança tímida, sem deixá-la se envolver lentamente primeiro. Se um adulto (especialmente um estranho) pegar uma criança, pode ver isso como uma experiência aterrorizante.