Arbustos de raízes superficiais

Autor: Florence Bailey
Data De Criação: 24 Marchar 2021
Data De Atualização: 26 Novembro 2024
Anonim
Arbustos de raízes superficiais - Artigos
Arbustos de raízes superficiais - Artigos

Contente

Arbustos que possuem raízes superficiais incluem alguns dos mais predominantes e atrativos, indo de plantas com flores vistosas às com espinhos. Possuem vantagens e desvantagens. Os jardineiros precisam considerar onde serão plantados, assim como a necessidade de água e luz, antes de decidirem se será bom para eles.


Hortências possuem raízes superficiais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Vantagens

Arbustos com raízes superficiais possuem a vantagem de serem facilmente transplantados. Sem muito tempo, a pivotante profunda é fácil de desenterrar para movê-los em caso de necessidade. Além disso, são mais fáceis de propagar. Rododendros, por exemplo, podem ser reproduzidos com pequenos cortes de 2 cm a 3 cm de comprimento.

Desvantagens

A maior desvantagem de arbustos com raízes rasas é o fato de que só podem absorver a água que está perto da superfície do solo, ressencado muito mais rápido do que em solo profundo. Por essa razão, arbustos desse tipo tendem a murchar mais durante os períodos de seca do que as plantas que têm uma raiz pivotante. Além disso, essas plantas possuem uma maior chance de desenvolver a podridão da raiz se plantadas em áreas propensas a inundações ou de água parada. Também são vulneráveis ​​a geadas fora de época. Finalmente, podem sofrer danos às suas raízes por ferramentas de jardinagem ou por outras plantas que invadem a sua área.


Tipos

Muitos arbustos com raízes rasas possuem inflorescências cheias. Rododendros, hortênsias e azaleias apresentam belos cachos de flores e têm raízes superficiais. Buxo, o que é desejável para suas folhas sempre verdes, densas, também tem raízes rasas. Mahonia repens é um pequeno arbusto perene e denso que tem uma cor vistosa no outono e espalha-se através de raízes rasas.

Considerações

Plante arbustos de raízes superficiais em áreas da paisagem bem drenadas. Cave um buraco tão profundo quanto o tamanho da raiz ou até um pouco mais raso, mas duas vezes mais largo para que as raízes possam se espalhar. Plantar muito profundamente um arbusto superficialmente enraizado pode colocá-lo em estresse. Cerque sua planta com uma espessa camada de cobertura vegetal na primavera e no outono para proteger as raízes de geadas tardias ou precoces.