Atividades sobre os dias da semana para crianças da pré-escola

Autor: Peter Berry
Data De Criação: 18 Agosto 2021
Data De Atualização: 14 Novembro 2024
Anonim
Atividades sobre os dias da semana para crianças da pré-escola - Artigos
Atividades sobre os dias da semana para crianças da pré-escola - Artigos

Contente

As crianças em fase pré-escolar podem aprender os dias da semana, participando em atividades criativas que reforçam os conceitos de dias e desenvolvem as habilidades motoras ao mesmo tempo. Aprender os dias da semana ajuda as crianças a se familiarizarem com horários e rotinas, não só na escola, mas em casa também.


Crianças pré-escolares aprendem os dias da semana (Comstock Images/Comstock/Getty Images)

Corrente de papel dos dias da semana

Os calendários de corrente de papel, uma ideia de "preschoolexpress.com", dar às crianças uma experiência de conhecer e trabalhar com os dias da semana. A professora prepara tiras de papel de 2,5 cm x 15 cm, de preferência nas sete cores do arco-íris: vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, roxo e rosa, por exemplo. Usando um bastão de cola, as crianças fazem o primeiro elo da corrente, e a professora diz, por exemplo, "verde para segunda-feira". As crianças continuam montando toda a semana anexando todas as ligações seguindo as orientações da professora. Em seguida, elas devem contar os elos, reforçando o conceito de sete dias na semana e retirar um elo para cada dia da semana. Elas podem levar os dois últimos elos para casa para o fim de semana.


Canção dos dias da semana

Pintar e cantar pode ser uma atividade duplamente criativa, e quando as tarefas de memorização são transformadas em canções, as crianças podem desfrutar de uma dose tripla de diversão. Uma ideia de "preschoolrainbow.org" é cantar uma música cuja letra seja os dias da semana. Uma possibilidade é a seguinte canção:

Dias da Semana (Patati, Patata)

Quantos são os dias da semana São sete, são sete Quantos são os dias da semana São sete, são sete

Segunda-feira, terça-feira Quarta-feira, quinta-feira, sexta-feira Sábado e domingo ( 2x )

De segunda à sexta-feira Vou para escola estudar Eu aprendo muita coisa Eu aprendo o b,a,bá

Mas no sábado eu levanto Brinco muito sem parar No domingo eu descanso Com meus pais vou passear

Enquanto as crianças aprendem a cantar essa canção, elas usam lápis de cor em grandes folhas de papel, fazendo redemoinhos seguindo o ritmo da música que estão cantando.


Passeando pelos dias

As professoras podem criar uma "caminhada do calendário", cortando um pedaço de papel de embrulho de 7 m de comprimento. Usando um marcador preto para fazer linhas, eles podem dividir a largura da tira de papel em sete seções de 1 m e escrever os dias da semana, começando na segunda-feira, em cada seção. As crianças formam sete grupos, cada grupo assume a tarefa de desenhar algo em cada seção. Por exemplo, a professora pode sugerir desenhos de alimentos na seção de segunda-feira, pois toda segunda-feira a classe faz uma atividade de culinária. Quando a tira for colada no chão da sala, as crianças caminham ao longo da "semana", enquanto aprendem os nomes dos dias. Posteriormente, quando as crianças estiverem aprendido os nomes de cada dia da semana, elas poderão jogar um jogo onde elas são chamadas individualmente pelo nome, e recebem uma ordem como "saltar para terça-feira", por exemplo. Às sextas-feiras, as professoras podem reforçar a ideia do fim de semana e explicar que ninguém, incluindo as professoras, vai estar na escola no sábado ou domingo.

Calendários pessoais

Durante o primeiro mês na pré-escola, as crianças usam seus próprios calendários pessoais para memorizar os dias da semana, combinando a atividade com a aprendizagem dos sons de alguma letra inicial; por exemplo, nas segundas-feiras a professora pode mostrar o calendário às crianças e dizer, por exemplo, "segunda começa com o som "S", terça começa com o som de "T" , e assim por diante. Aqueles que já estão prontos podem aprender a reconhecer os dias da semana, pela grafia da palavra. As professoras podem imprimir calendários em fontes online. As crianças podem colar esses calendários em cartolinas e decorar as bordas com adesivos ou recortes.