Contente
A beleza da produção de cerveja caseira é exatamente poder decidir o que será usado em sua bebida. Com um pouco de conhecimento, você pode manipular o sabor, o aroma, a cor e o teor alcoólico de sua cerveja. O álcool é criado como um subproduto quando a levedura metaboliza os açúcares no mosto (a mistura que se transformará em cerveja). Assim, parece que, para aumentar o volume de álcool, é preciso adicionar mais açúcar ao mosto. No entanto, isso não é tão simples assim.
Instruções
O teor de álcool pode ser manipulado durante o processo de fermentação (NA/AbleStock.com/Getty Images)-
Adicione alguns quilos extras de extrato de malte claro ou pálido à fervura do mosto. Você pode fazer isso independentemente do estilo de cerveja, quer se trate de vários grãos ou de puro malte. Pode ser necessário também aumentar a quantidade de água na fervura — se não estiver fazendo uma fervura apenas de mosto — a fim de manter o mosto fino o suficiente para trabalhar com ele. Lembre-se disso quando adicionar o restante da água no garrafão ou no balde de fermentação.
-
Adicione 450 g de açúcar de milho ou algumas gramas de mel, melaço ou extrato de fruta à fervura do mosto. O melaço, o mel e o extrato de frutas mudarão significativamente o sabor e a cor da bebida, por isso não os use se estiver com medo de arruinar a cerveja.
-
Meça a densidade específica do mosto resfriado com um densímetro antes de adicionar a levedura. Se ela for superior a 1,085, adicione mais levedura — até duas vezes o valor padrão. A quantidade de álcool produzido quando as cervejas de alta densidade são fermentadas pode prejudicar a levedura. Adicionar mais fermento ao mosto ajudará a evitar que a fermentação pare.
-
Adicione uma pequena quantidade de levedura para champanhe à cerveja antes de engarrafar. Ela pode suportar níveis de álcool superiores do que a maioria das leveduras de cerveja, e isso ajudará a dar gás à bebida. Se você estiver fazendo cerveja em barril, ignore esse passo.
-
Deixe as cervejas com teor alcoólico mais elevado envelhecerem algumas semanas ou meses a mais do que as cervejas normais. O conteúdo de álcool mais elevado aumenta o tempo da cerveja amadurecer.
Dicas
- O extrato de malte mais escuro pode ser adicionado à bebida ao invés do extrato claro ou pálido. Isso terá um efeito sobre o sabor da sua cerveja, por isso tenha cuidado ao usá-lo.
- Sempre mantenha registros detalhados dos ingredientes específicos utilizados na criação de suas cervejas. Isso irá ajudá-lo a recriar uma cerveja boa no futuro — ou evitar a recriação de uma ruim.
O que você precisa
- Extrato de malte claro ou pálido
- Açúcar de milho (mel, extrato de frutas ou melaço também funcionará)
- Densímetro
- Levedura para champanhe