Definição de Supressão Hipotálamo-Hipófise-Adrenal

Autor: Lewis Jackson
Data De Criação: 11 Poderia 2021
Data De Atualização: 1 Julho 2024
Anonim
Definição de Supressão Hipotálamo-Hipófise-Adrenal - Artigos
Definição de Supressão Hipotálamo-Hipófise-Adrenal - Artigos

Contente

O Conciso Dicionário de Medicina Moderna McGraw-Hill descreve o eixo hipotálamo-hipófise-adrenal (HHA) como uma unidade endócrina (hormonal) altamente independente, envolvido principalmente na manutenção das funções psicológicas e na mediação da resposta ao stress.


Caso haja suspeita de qualquer doença, um médico deverá ser consultado (Hemera Technologies/Photos.com/Getty Images)

Componentes

O HHA é composto pelo hipotálamo (um componente do cérebro), glândula pituitária (ou hipófise, uma pequena glândula, anatomicamente conectada ao hipotálamo) e glândulas adrenais (duas estruturas posicionadas acima de cada rim, também chamadas de supra-renais).

Funções

O hipotálamo e as pituitárias monitoram os níveis de vários hormônios juntamente com informação sensorial neural (no caso específico do hipotálamo) e respondem liberando quantidades próprias de seis hormônios estimuladores ou inibitórios, o que subsequentemente influencia as adrenais, como o órgão atingido. Os efeitos dos hormônios adrenais vão mais longe e influenciam outras glândulas endócrinas e processos corporais. O HHA, portanto, serve como uma importante ligação entre os sistemas nervoso e endócrino e regula uma grande série de atividades, desde o metabolismo ao comportamento.


Supressão do HPA

Em contraste a um HHA super-ativo, a ausência de atividade do HHA é caracterizada pela redução dos níveis de cortisol, assim como uma resposta de estresse moderada. Dependendo da causa da doença, que pode variar significantemente, a deficiência pode ser confinada apenas às adrenais ou se estender aos outros componente do HHA e a seus respectivos hormônios.

Sintomas

A supressão do HHA pode se apresentar com fatiga crônica, depressão, transtorno afetivo sazonal (TAS), perda de apetite, perda de peso, fraqueza, distúrbios de sono, perda de cabelo, náuseas e fortes desejos por sal. A supressão do HHA também já implicou em fibromialgia, condições inflamatórias, elevada, resposta alérgica e outras anormalidades imunológicas.

Exame clínico

Para determinar uma possível perturbação no eixo HHA, uma série de avaliações endócrinas podem ser realizadas: cortisol da manhã e da tarde, concentrações do ACTH (Hormônio Adrenocorticotrófico), sensibilidade do ACTH adrenal cortical, teste de supressão de dexametasona.