Contente
- O que são os triglicérides
- Medindo os triglicérides
- Causas
- Outras causas
- Dieta e exercícios
- Evite alimentos gordurosos
- O perigo das gorduras saturadas
- Conheça os nutrientes de cada tipo de alimento
- Prescrições
- Cuidados com os medicamentos
As altas taxas de triglicérides normalmente resultam de uma alimentação inadequada (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
O que são os triglicérides
Os triglicérides são uma forma de gordura que existe no sangue. Quando você come, o seu organismo transforma as calorias em energia. As calorias que sobram são convertidas em triglicérides e armazenadas em suas células de gordura. Os hormônios, então, liberam os triglicérides para convertê-los em energia mais tarde.
Uma dieta rica em frutas e vegetais com exercícios físicos pode combater os altos níveis de triglicérides (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)Medindo os triglicérides
Embora a produção de triglicérides ocorra naturalmente e contribua para a boa saúde, os seus níveis elevados podem levar ao endurecimento das artérias. E isso, por sua vez, pode aumentar suas chances de um acidente vascular cerebral, doença cardíaca ou ataque cardíaco. É possível até que não perceba que os seus triglicérides estejam altos, geralmente não apresentam sintomas. Mas um exame de sangue esclarecerá o que você precisa saber.
Causas
Existem muitas razões para os níveis de triglicérides estarem elevados. Não é de surpreender, considerando como os triglicérides são produzidos, a ingestão de grande quantidade de calorias é uma delas.
Outras causas
Outros fatores podem estar relacionados a doenças (diabetes, hipotireoidismo, doença renal e hepática desempenham um importante papel em altos níveis de triglicerídeos), medicamentos (incluindo pílulas anticoncepcionais, pílulas de água, esteroides e betabloqueadores), histórico familiar e até mesmo a idade. Quanto mais velho ficar, maior será o nível de triglicérides.
Dieta e exercícios
Se você quiser reduzir o seu nível de triglicérides, deve começar com uma dieta e um programa de exercícios. Corte as calorias, se estiver acima do peso, limite a ingestão de colesterol, coma mais frutas e vegetais, se envolva em atividade física pelo menos 30 minutos por dia durante cinco dias por semana e reduza o consumo de álcool. Mesmo uma pequena quantidade de álcool pode causar uma grande mudança em seu nível de triglicérides.
Evite alimentos gordurosos
Mas não pare por aí. Reduza o consumo de gorduras transgênicas, tais como de alimentos fritos e assados industrializados. Se você não tiver certeza de que um alimento contém gordura transgênica, verifique a lista de ingredientes e procure a expressão "Parcialmente hidrogenado".
O perigo das gorduras saturadas
Além disso, substitua as gorduras saturadas pelas insaturadas. As gorduras saturadas vêm de produtos de origem animal e laticínios e, também, de certos óleos tropicais como óleo de palma, óleo da amêndoa da palma e óleo de coco. As gorduras insaturadas, por outro lado, são encontradas em óleo de oliva, óleo de canola e óleo de milho.
Conheça os nutrientes de cada tipo de alimento
Substitua as carnes vermelhas, como hambúrgueres, por peixes ricos em ácidos graxos com ômega-3. Entre esses tipos de peixes tem-se a cavala, o salmão e o atum.
Prescrições
Se o exercício e uma dieta melhorada não forem suficientes, o seu médico poderá prescrever um ou mais medicamentos para diminuir a produção de triglicérides e removê-los do sangue. Alguns dos medicamentos usados para tratar problemas de colesterol — niacina, fibratos e estatinas — poderão também baixar os níveis de triglicérides.
Cuidados com os medicamentos
Se estiver fazendo uso de estatinas, lembre-se de informar o seu médico sobre quaisquer efeitos colaterais, como dores musculares e problemas gastrointestinais, incluindo náuseas, diarreia ou prisão de ventre.