Contente
- Como a fissão nuclear funciona
- Apoiando a fissão nuclear
- Desvantagens da fissão nuclear
- Futuro da fissão nuclear
Embora a divisão de átomos seja mais comumente associada à criação de uma bomba atômica ou nuclear, também significa criar uma fonte alternativa de energia. Quando um núcleo é dividido em componentes menores, também conhecido como divisão do átomo, uma quantia enorme de energia é liberada, resultando na fissão nuclear. Embora existam muitas preocupações e desvantagens relacionadas à fissão nuclear, o benefício para a sociedade é uma grande fonte de energia.
A divisão do átomo é um processo realizado em uma usina de energia nuclear (nuclear power station 4 image by Vitezslav Halamka from Fotolia.com)
Como a fissão nuclear funciona
Embora a explicação científica da fissão nuclear seja complicada para quem não é um cientista, é suficiente dizer que a divisão do átomo resulta de uma colisão de núcleos, e através desse impacto é que o calor é criado. Esse calor pode ser transferido através de canais diferentes para criar uma energia útil para a sociedade. A aplicação mais notável e prática da fissão nuclear acontece em uma usina de energia nuclear.
Apoiando a fissão nuclear
O uso da energia nuclear é uma alternativa muito mais baratas para a fontes predominantemente utilizadas de petróleo e gás. A fissão nuclear e as melhorias nesse tipo de tecnologia permite que os países se tornem menos dependentes de fornecedores de petróleo, que podem aumentar os preços de acordo com a sua vontade. Além disso, os defensores da fissão nuclear afirmam que é uma fonte de energia mais limpa, pois as toxinas não são liberadas no ar.
Desvantagens da fissão nuclear
A fissão nuclear utiliza principalmente o urânio no processo para criação de energia e, por ser um elemento raro na Terra, ela é considerada uma fonte de energia não-renovável. Além disso, muitos cientistas ambientais afirmam que esse processo emite toxinas no solo e na água. Outro fator negativo é que as usinas nucleares geram uma grande quantia de resíduos radioativos.
Futuro da fissão nuclear
Os cientistas estão sempre de olho no próximo avanço da fissão nuclear para criar uma utilização mais segura, limpa e eficiente desse tipo de energia. Ainda assim, muitas pessoas da comunidade científica argumentam que o dinheiro seria melhor gasto no desenvolvimento de outras fontes alternativas de energia.