Contente
Bucha, lufa, esponja-vegetal e planta-das-esponjas -- há muitos nomes comuns para essa planta interessante e muitos usos para o fruto estranho que ela produz. A bucha é um membro da família de cucurbitáceas, um grupo que inclui os pepinos, as abóboras e as cabaças. É uma trepadeira anual que floresce e gera um fruto fibroso e esponjoso, usado para esfoliar peles delicadas e esfregar as manchas mais difíceis. O plantio das sementes de bucha é um projeto de jardinagem simples que fornece um produto utilizável incomum.
Instruções
Como plantar sementes de bucha (Luffa / ä¸ç“œ image by lefebvre_jonathan from Fotolia.com)-
Selecione sementes escuras e firmes. Isso indica que estão maduras e que terão mais chances de propagação. De acordo com o website Luffa.info, elas têm uma taxa de germinação de aproximadamente 50%, portanto obtenha o dobro da quantidade de sementes que você achar necessário.
-
Plante as sementes diretamente na terra, durante a primavera, caso você viva em regiões mais quentes. Cultive o solo de seu canteiro, fazendo montinhos a cerca de 90 cm a 1,8 m de distância entre si e plante três ou quatro sementes para cada um. Enterre-as a aproximadamente 1,2 cm de profundidade.
Se você mora em regiões frias, plante as sementes em vasos com turfa e mantenha-os dentro de casa. Plante duas sementes por vaso e, após a germinação, reduza para uma planta por recipiente. Transplante as mudas para montinhos de terra, incluindo o vaso, depois que elas crescerem até produzir dois conjuntos de folhas e não houver mais risco de geadas.
-
Mantenha as mudas moderadamente úmidas. As plantas jovens morrerão se ficarem secas, mas não sobreviverão se forem encharcadas.
Dicas
- Garanta mais resistência a suas mudas se você plantá-las dentro de casa. Deixe-as do lado de fora em um lugar quente durante dois ou três dias antes de plantá-las no canteiro. Se ainda estiver muito frio durante a noite, leve-as de volta para dentro nas primeiras duas noites. Isso permite que a planta se adapte às flutuações do clima sem o trauma de ser replantada.
- Cultive a bucha ao lado de uma cerca de arame ou instale uma treliça de 1,8 a 3 m de altura para fornecer um suporte à planta. Assim que as mudas começarem a crescer, elas produzirão ramos capazes de crescer sobre paredes e outras superfícies.
Aviso
- Proteja as mudas de pragas e ervas daninhas. A bucha é particularmente vulnerável a lesmas, pássaros e plantas daninhas invasoras. Remova as ervas daninhas logo que brotarem e use um repelente de lesmas e caracóis em torno dos montinhos de terra. Mantenha as aves longe das plantas, usando espantalhos, telas ou irrigadores com detectores de movimentos.
O que você precisa
- Sementes de bucha
- Vasos pequenos
- Solo
- Água
- Treliça