Contente
Se você já teve que estar perto de alguém que possua má higiene pessoal, deve saber o quanto é desconfortável. O odor não é o único problema. Uma higiene pobre pode espalhar doenças, de acordo com o Centro de Controle de Doenças. Isso também afeta as relações sociais e pessoais, e a performance no trabalho como na escola. Por outro lado, uma boa higiene passa imagem de autoestima, sendo um dos muitos benefícios.
Banhos reguladores fazem parte de uma boa higiene (shower image by Ekaterina Shvigert from Fotolia.com)
Boa saúde
Em todo momento que encostar em alguma superfície, espirra, prepara uma comida, troca fralda, cuida do cachorro ou vai ao banheiro, você adquiri organismos nocivos à saúde, de acordo com o CCD. Com simples atos, como banhos e lavar as mãos te fará não transmitir resfriados, gripes e outras infecções causadas por vírus e bactérias. Caso não se higienize bem estará mais sujeitos também a pegar as doenças causadas por esses vírus e transmissores. Além disso, uma irritação na pele ou uma ferida pode se tornar uma infecção. No entanto, boa higiene manterá a força e o pH saudável da sua pele, protegendo-o de doenças.
Relações pessoais saudáveis
Higiene precária desencoraja as pessoas a chegar perto de você, além disso, passarão a julgar sua personalidade e do que é capaz, apenas pela sua aparência. Isso poderá afastá-lo de um círculo de amizades e de outros vínculos porque as pessoas geralmente evitam cheiros e situações que acham desagradáveis. Uma boa higiene pessoal trará muitos benefícios na sua vida social.
Relações profissionais saudáveis
As aparências transmitem ao mundo mais do que nós somos. Por exemplo, ao se apresentar a uma entrevista de trabalho bem vestido, com uma boa higiene pessoa, aparenta-se ser um profissional capaz, que cuida de si mesmo com cuidado e respeito. Se, ao contrário, for a uma entrevista mal vestido mesmo que seja um ótimo candidato, será passada uma mensagem que você é desleixado, e não liga para nada. Uma higiene pessoal decadente em um ambiente de trabalho ou na escola, levará as pessoas a questionarem suas habilidades físicas e mentais e no mínimo criará distrações desnecessárias as pessoas ao seu redor.