Contente
Cristais de iodeto de potássio (KI) são um sal branco e composto de iodo de maior importância comercial. Iodeto de potássio é usado como uma fonte de iodo em rações para animais e sal iodado. Ele também pode ser oxidado para iodo e pode ser usado para isolar cristais de iodo puro em laboratório.
Instruções
-
Pese 2 g de iodeto de potássio na balança e coloque em um tubo de ensaio. Adicione 1,5 ml de água destilada no tubo e dissolva o sal agitando a solução.
-
Adicione 1,5 ml de ácido clorídrico concentrado ao tubo de ensaio e misture girando o tubo. Adicione 10 ml de uma solução de peróxido de hidrogênio. Isso fará imediatamente o iodeto ser oxidado e se precipitar como sólido saindo da solução.
-
Dobre um papel filtro e coloque em um funil. Passe a solução pelo funil para coletar os cristais de iodo. Jogue água destilada no papel filtro e deixe secar. Repita esse procedimento várias vezes para lavar os cristais de iodo.
-
Remova o papel filtro do funil e abra-o sobre um vidro de relógio. Deixe os cristais secarem bem, mas não deixe-os expostos ao ar mais tempo do que o necessário, pois eles irão sublimar para gás.
-
Transfira os cristais para um garrafa ou frasco de armazenamento e feche o recipiente. Esse procedimento deve gerar em torno de 1 g de cristais de iodo puro.
O que você precisa
- Iodeto de potássio
- Balança química
- Tubo de ensaio
- Água destilada
- Ácido clorídrico
- Peróxido de hidrogênio
- Papel-filtro
- Funil
- Frasco