Contente
Os maoris são habitantes da Nova Zelândia que originalmente vieram de ilhas no sul e no centro do Oceano Pacífico. Durante os muitos anos de isolamento, eles desenvolveram sua própria cultura e língua. Quando os europeu chegaram na Nova Zelândia no século 17, a população maori diminuiu drasticamente devido doenças e guerras. Para sobreviver, muitos deles se adaptaram à cultura ocidental. Um interesse em reviver a cultura maori e seus jogos foi desenvolvida entre muitos neozelandeses.
A cultura maori tem despertado interesse (Mike Powell/Lifesize/Getty Images)
Jogos com vara
Tradicionalmente, os jogos maoris com vara eram um tipo de exercício para melhorar as habilidades dos guerreiros com lanças. Hoje os jogos com vara são praticados por adultos e crianças por pura diversão. Geralmente, tocam música ou entoam cânticos enquanto os jogadores, sentados no chão e de olhando uns para os outros, fazem uma série de movimentos rítmicos com as varas. Às vezes, as varas são jogadas ou passadas entre os jogadores. Na Nova Zelândia, esse jogos são chamado de "ti rakau".
Os jogos maoris com varas treinam habilidades com lanças (Mike Powell/Lifesize/Getty Images)Whai
Outro jogo tradicional do povo maori é o "whai", que é jogado fazendo desenhos com um cordão. Esse passatempo era agradável e melhorava a destreza com os dedos para tecelagem de redes de pesca. Jogos com cordões também passaram conhecimento de uma geração para outra pois muitos dos jogos com cordões contam histórias sobre seus acentrais e sua cultura. Alguns dos desenhos representam figuras da mitologia maori, e alguns precisam de duas ou mais pessoas para completá-los.
Jogos com cordões são jogados por crianças no mundo inteiro (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
Jogos com bolas
Os maoris jogavam vários tipos de jogos com bolas. "Poi", que é uma bola anexada em uma corda, era usada para treinar a flexibilidade dos guerreiros maoris, assim como a coordenação e a velocidade. "Ki-o-Rahi", outra brincadeira com bolas tradicional desse povo, é jogada em um campo circular e é um jogo de contato e velocidade. O objetivo é passar e segurar um "ki", que é uma bola tecida em linho. Hoje, crianças de várias escolas na Nova Zelândia aprendem essa tradicional brincadeira.
Acredita-se que o Ki-o-Rahi influenciou no desenvolvimento do rugby. (BananaStock/BananaStock/Getty Images)Jogos de tabuleiro
Os maoris jogavam vários jogos que foram adaptados para jogos de tabuleiro. Tradicionalmente, esses jogos eram jogados para desenvolver habilidades intelectuais e pensamentos abstratos. Muitos aparentam ser simples, mas jogadores habilidosos desenvolveram complexas estratégias para vencer. "Mu Torere" é um desses jogos em que os jogadores usam pedras como peças. Uma versão ainda mais antiga do Mu Torere é o "Mengamenga". Era jogado por vários jogadores em um tabuleiro de nove quadrados com pedras coloridas.
Brincar de pipa era outro passatempo tradicional dos maoris (Hannah Johnston/Getty Images News/Getty Images)