Contente
A asma é uma doença que provoca constrição ou estreitamento dos condutos dentro dos pulmões, tornando a respiração difícil. Dependendo da gravidade da asma, os médicos podem prescrever uma variedade de tratamentos, incluindo a oxigenoterapia.
A oxigenoterapia pode ser utilizada no tratamento da asma (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Significado
A oxigenoterapia é normalmente usada para tratar casos moderados, severos e graves da asma. Para determinar se um paciente necessita ou não dessa terapia, os médicos realizam a oximetria, um processo que envolve a colocação de uma sonda na ponta do dedo ou do lóbulo da orelha, a fim de medir os níveis de oxigênio no sangue.
Função
A oxigenoterapia se baseia em anexar uma fonte de oxigênio a tubos especializados. Na extremidade dos tubos pode haver um cateter nasal ou máscara para que o paciente use. A inalação, através do aparelho, aumenta o fornecimento de oxigênio ao paciente asmático.
Tipos
Existem três tipos de suprimentos para o tratamento de oxigenoterapia dos asmáticos. Os dois primeiros são os tanques de oxigênio, líquido ou comprimido, enquanto o terceiro é um grande aparelho denominado concentrador de oxigênio, que proporciona uma concentração mais elevada do gás que os outros métodos.
Benefícios
A oxigenoterapia oferece uma variedade de benefícios aos asmáticos, incluindo melhor sono, aumento da vigilância e maior resistência. Também previne qualquer dano cardíaco nas crises de asma.
Aviso
O uso de grande concentração de oxigênio ou o uso de oxigenoterapia por muito tempo pode ser tóxico a todos os pacientes, incluindo os asmáticos. Por isso os doentes devem obter uma prescrição médica antes de iniciar a terapia.