Contente
Tanques de água de aço tem usos tanto em aplicações residenciais quanto comerciais. Um tanque pode servir para armazenar água quente, enquanto, em prédios comerciais, pode conter a água usada como parte do ciclo de água quente usado pelo sistema de aquecimento, ou ter outros propósitos. A espessura da parede do tanque é um aspecto importante, pois isso determina a pressão de água que ele suporta.
Instruções
Os maiores tanques são projetados para suportarem a pressão da água (water tower image by itsallgood from Fotolia.com)-
Determine o peso do tanque. O peso está provavelmente incluso nas especificações do fabricante pois é relevante para os aspectos estruturais e facilidade de instalação. Se não for dado, ligue para o fabricante e pergunte pela informação. No caso dele não poder lhe dar um peso, coloque o tanque em uma balança industrial feita para equipamento pesados.
-
Meça as dimensões do tanque. A maior parte deles é cilíndrico, pois essa forma aguenta bem a pressão e faz um uso econômico do material, mas alguns tanques são retangulares. Se for cilíndrico, meça a altura e o diâmetro. Se for retangular, meça o comprimento, a largura e a altura. Pode ser mais conveniente fazer a medida em centímetros e depois convertê-la para metros.
-
Use as dimensões para calcular a área superficial do tanque. A área superficial de um cilindro é igual a área das duas bases, que é dada pelo diâmetro ao quadrado x pi dividido por 4 (ou 0,785), mais a área da lateral, que é pi (ou 3,14) x diâmetro x comprimento. A superfície de um retângulo é igual a soma das suas faces, ou 2 x (comprimento x largura) + 2 x (largura x altura) + 2 x (comprimento x altura).
-
Procure a densidade do tipo de aço de que é feito o tanque. Se for aço inoxidável, a densidade é de aproximadamente 8.000 quilogramas por metro cúbico.
-
Divida a massa do tanque pelo resultado da multiplicação da área da superfície pela densidade. isso resultará na espessura, pois a massa do tanque é igual a (densidade x volume) do material, e o volume é igual a (espessura x área superficial). É importante usar unidades consistentes nesse passo. Caso tenha obtido a superfície e a densidade em termos de metros e quilogramas, converta a massa para quilogramas antes de fazer esse cálculo.
O que você precisa
- Fita métrica
- Balança industrial