Contente
A matemática do ensino médio o ajudará a calcular o número de litros que um tanque circular suporta. Apenas use uma fórmula simples, baseada na profundidade e no raio do tanque. Tome as medidas internas para calcular a capacidade mais precisamente.
Instruções
Dependendo do tamanho, você pode precisar de uma escada para medir a profundidade do tanque (ladder shadow image by Jim Mills from Fotolia.com)-
Calcule o raio do tanque. O raio é igual ao seu diâmetro dividido por dois (o diâmetro é a distância de um ponto em um lado do tanque até um ponto no extremo oposto). Isso significa que se o diâmetro é 6 m, o raio é 3 m (pois 6 dividido por 2 é igual a 3). Converta qualquer fração de metro para uma casa decimal. Por exemplo, um diâmetro de 5 m tem um raio de 2,5 m.
-
Multiplique o raio por ele mesmo, para obter o seu quadrado. Por exemplo, se o raio é 3 m, multiplique por 3 para obter 9.
-
Multiplique 3,1417 (pi) pelo quadrado do raio. Por exemplo, 3,1417 vezes 9 é igual a 28,275.
-
Meça a profundidade. Converta qualquer fração de metro para uma casa decimal. Dependendo do tamanho do tanque, poderá precisar de uma escada.
-
Multiplique o resultado do Passo 3 pela profundidade do tanque para calcular sua capacidade em metros cúbicos. Por exemplo, 28,275 multiplicado por uma altura de 3 m te dá 84,825 m³.
-
Multiplique o resultado do Passo 5 por 1.000. Isso converte a medida para litros. Por exemplo, 84,825 m³ multiplicado por 1.000 te dá 84.825 litros. Essa é a capacidade de água em litros de um tanque circular de 6 m de diâmetro por 3 m de altura.
O que você precisa
- Trena
- Calculadora
- Escada