Contente
Borborigmo. A palavra, por si só, parece o barulho que o estômago faz ao roncar. Independentemente da tendência à onomatopeia, a palavra borborigmo vem do grego "borboryzein", que significa roncar. Esse é o termo médico usado para descrever o barulho do estômago.
É normal o estômago roncar (stomach image by Alison Bowden from Fotolia.com)
Função
O peristaltismo, as contrações musculares que movem a comida através do trato digestivo, é a maior causa desses barulhos. No percurso que o alimento percorre entre o estômago, intestino delgado e grosso, ele é digerido e gases são produzidos. O barulho ouvido é da comida e do gás sendo empurrados através do corpo pelo peristaltismo e ele é absolutamente normal. Na realidade, a ausência desses barulhos pode indicar que o trato digestivo não está funcionando corretamente.
Causas
Quando faz tempo que você se alimentou pela última vez, o hipotálamo manda um sinal que mostra que você está com fome. Quando esse sinal chega a seu estômago e intestino, as contrações musculares aumentam e os fluidos digestivos são liberados, que é quando seu estômago ronca. Seu corpo está se preparando para a próxima refeição. Por vezes, esse processo é desencadeado pelo simples cheiro ou visão da comida, mesmo que você tenha acabado de comer.
Considerações
Algumas vezes, o borborigmo pode ser causado por algo além da digestão. A síndrome do intestino irritável causa dor abdominal, alterações nos hábitos intestinais e distensão abdominal, além, claro, do ronco no estômago. Dispepsias funcionais podem causar ronco excessivo do estômago, devido à disfunção dos nervos e músculos no trato digestivo. Esses barulhos no estômago podem ser acompanhados de aerofagia ou arrotos crônicos, normalmente causados por ansiedade. A intolerância à lactose também pode dar gases, o que, consequentemente, causa barulhos no intestino. Transtornos de má absorção de carboidratos, como doenças celíacas ou síndrome do intestino curto são causados pela incapacidade do corpo de processar certos alimentos, o que pode ocasionar o borborigmo, além de outros sintomas.
Prevenção
Você pode evitar que seu estômago ronque fazendo diversas refeições ao longo do dia. Diminua a quantidade de bebidas gaseificadas ingeridas para também diminuir a quantidade de gás no seu sistema digestivo. Beba muita água para manter o trato digestivo propriamente lubrificado. Evite alimentos como repolho, brócolis e feijão, pois causam gases.
Aviso
Se o ronco do estômago for acompanhado por fortes dores ou desconfortos, ou se notar mudanças nos hábitos intestinais, consulte-se com um médico para certificar-se de que não há nada de sério causando esses sintomas.