O que causa marcas de queimado na madeira cortada por uma serra de bancada?

Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 7 Abril 2021
Data De Atualização: 18 Novembro 2024
Anonim
Madeira queimando durante o corte na serra circular. Como proceder? Fernando responde.
Vídeo: Madeira queimando durante o corte na serra circular. Como proceder? Fernando responde.

Contente

O uso adequado de uma serra de bancada, ou qualquer serra circular, é fundamental para a segurança e para garantir que o produto final seja da mais alta qualidade. O uso correto de serras ajudará a garantir o mínimo de retrabalho antes que o objeto que estiver sendo feito seja montado e acabado.


O uso adequado de uma serra de bancada, ou qualquer serra circular, é fundamental para a segurança e para garantir que o produto final seja da mais alta qualidade (Photo: Kerem Yucel, stock.xchng)

Lâmina rotativa

As serras de bancada utilizam lâminas circulares que giram em alta velocidade. As velocidades de rotação podem variar entre 1000 e 5000 rotações por minuto (RPM), dependendo do tamanho da lâmina. Lâminas menores possuem menos dentes e, portanto, devem giram mais rapidamente para obter um bom corte. Já as maiores possuem mais dentes e, por isso, podem girar em rotações mais baixas.

Fricção da lâmina na madeira

As lâminas das serras rotativas fazem mais do que simplesmente fatiar a madeira; elas criam atrito. Quanto menor for a lâmina, mais rápida será sua rotação e, quanto mais rápida for a rotação, maior fricção será criada quando a lâmina passar pela madeira.


Temperatura de combustão da madeira

A madeira é um material combustível. Quando o atrito da lâmina passando através da madeira atingir ou ultrapassar a temperatura de combustão, marcas de queimado poderão ocorrer na borda cortada pela serra de bancada.

Como as marcas de queimado se formam

As marcas de queimado podem ser causadas por uma série de coisas. Algumas vezes, uma lâmina de serra ligeiramente torta faz com que parte do lado da lâmina entre em contato com a superfície recém-cortada da madeira. A fricção desse contato cria o atrito, elevando a temperatura do corte até o ponto em que ocorra a queimadura. Outras vezes, uma lâmina não alinhada pode causar o mesmo efeito. Ainda em outros casos, a madeira não alinhada verticalmente na lâmina faz com que o corte seja friccionado contra a lateral da lâmina da serra.

Como evitar marcas de queimado

A melhor maneira de garantir que seus cortes não tenham marcas de queimado é fazer o corte no ângulo apropriado com uma serra de bancada bem ajustada e em velocidade adequada. Se ocorrerem marcas de queimado, certifique-se de que a lateral da lâmina não esteja friccionando a madeira. Desligar a serra e girar manualmente a lâmina é uma boa maneira de verificar se ela está torta. Alinhar a madeira mais rapidamente através da serra, para impedir que a temperatura suba, também funcionará em algumas situações.