Contente
Edema do tornozelo bilateral é uma acumulação de líquido nos tornozelos que faz com que ambas as pernas inchem. Essa condição é geralmente impulsionada por algo mais, e o tratamento é destinado a curar a causa subjacente.
Ao verificar o edema, procure imediatamente seu médico (Jupiterimages/Goodshoot/Getty Images)
Casos leves
Os casos leves de edema do tornozelo bilateral podem ser causados pela idade avançada, uma dieta composta por muito sal, ficar sentado na mesma posição por um período de tempo prolongado, gravidez ou pelo ciclo menstrual.
Efeitos colaterais
O edema do tornozelo bilateral também pode ser causado por certos medicamentos. Medicamentos conhecidos como vasodilatadores, ou aqueles que dilatam os vasos sanguíneos, medicamentos anti-inflamatórios e aqueles que contêm estrógeno podem causar edema no tornozelo.
Outras causas
O edema bilateral do tornozelo também pode ser resultado de excesso de peso, infecção das veias varicosas ou uma lesão ou trauma na perna. Picadas de insetos ou desnutrição também podem ser a causa subjacente do edema.
Condições graves
O edema bilateral do tornozelo pode também ser um dos sintomas de um estado muito mais grave. Essas condições incluem insuficiência cardíaca congestiva, doença renal, cirrose, lesão na veia ou obstrução linfática.
Prevenção e solução
Para evitar o edema bilateral no tornozelo, não fique sentado ou no mesmo lugar por muito tempo. Você também pode cortar o sal em sua dieta e evitar roupas apertadas.