As causas e efeitos da estagflação

Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 28 Abril 2021
Data De Atualização: 2 Julho 2024
Anonim
As causas e efeitos da estagflação - Artigos
As causas e efeitos da estagflação - Artigos

Contente

A estagflação é um termo econômico dado ao fenômeno de diminuição do crescimento econômico (recessão) acompanhado com o aumento dos preços (inflação). Isso é contraditório à maioria das teorias econômicas modernas; como a demanda por boas descidas e a taxa de inflação. É preciso uma combinação de fatores contribuintes para a estagflação, que podem ter efeitos nefastos na economia.


Acentuadas flutuações na política monetária ou o fornecimento de bens podem levar à estagflação, o que pode ser detremental ao valor da moeda e à saúde econômica global (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)

Choques de oferta

As grandes flutuações das ofertas, particularmente a escassez, especialmente de bens de commodities como petróleo e alimentos, podem ser uma causa de estagflação. Isso fará com que os preços dos bens subam devido ao aumento da demanda, bem como de uma redução no crescimento econômico, já que os bens de commodities podem afetar os custos de produção de linha de fundo de quase todos os setores. A oferta também pode ser afetada por guerras e revoluções políticas.

Política monetária

Se a oferta de moeda sobe muito rapidamente a uma taxa não relacionada ao crescimento econômico, isso contribuirá para a estagflação. A política monetária, como a fixação de taxas de juros e de hipotecas, é controlada pelos grandes bancos centrais na maioria das nações. É sua responsabilidade emitir a moeda a um representante nível de progresso econômico para evitar a inflação. Os bancos centrais, bem como a política monetária, podem enfrentar a pressão de agendas políticas.


Efeitos

Alguns efeitos da estagflação são o desemprego, o aumento dos preços em todos os produtos, e todos têm um processo de recuperação muito lenta. A estagflação também pode levar à volatilidade e à falta de confiança nos mercados, levando a manobras ainda mais reacionárias por parte dos bancos centrais, como a alteração de juros e as taxas de câmbio.

Recuperação

Os efeitos da estagflação são muito piores do que a recessão e a inflação experimentada isoladamente, já que não há uma solução fácil. As condições de recessão levam os bancos centrais a cortarem as taxas de juros e aumentarem os gastos do governo, no entanto, estes podem levar a mais inflação, o que é metade do problema quando se trata de estagflação.