Contente
Para uma pessoa manter sua saúde dental, é importante que ela examine seus dentes regularmente. Nem todos os problemas odontológicos começam com a dor de dente. Muitos têm sintomas visíveis, como uma mancha escura na coroa.
Escovar os dentes regularmente pode prevenir manchas escuras (toothbrush image by Igors Leonovs from Fotolia.com)
Coroa do dente
A coroa do dente é a parte visível, acima da gengiva. Ela é coberta com uma camada de esmalte forte, permitindo que o dente parta e mastigue o alimento. Ele geralmente possui uma cor branca uniforme. Com o tempo, substâncias escuras, como o café, podem levar à alterações na cor do dente, incluindo o amarelamento.
Manchas escuras
As manchas escuras podem aparecer em qualquer lugar, próximas à gengiva ou nas laterais do dente. Nos molares, é comum vermos manchas escuras dentro e ao redor das cavidades superiores do dente. Essas manchas variam entre marrom claro, marrom escuro e preto.
Causas
Uma mancha escura na coroa do dente pode ser causada pelo acúmulo de tártaro. Esse acúmulo pode ser pequeno ou grande o bastante para cobrir uma parte do dente. As cáries dentais são lesões que geralmente começam pequenas, com manchas escuras, e que aumentam com o tempo. Em crianças, um dente que acabou de nascer pode ter parte da cutícula do esmalte nele. Essa cutícula, que envolvia o dente enquanto ele ainda estava dentro da gengiva, se parece com uma mancha escura.
Tratamento
O tratamento de manchas escuras varia de acordo com a causa delas. O tártaro pode ser retirado por um dentista. No caso de cárie, o tecido lesionado e danificado pode ser removido por um profissional e o espaço deixado pode ser preenchido com porcelana, um composto de resina ou de metal, como ouro e prata. Em casos mais graves, um canal ou uma coroa dentária podem ser necessários. A cutícula de esmalte é facilmente removida, bastando escovar o dente recém-nascido.
Considerações
Como uma mancha escura na coroa pode sinalizar dano ao dente, os dentistas preferem preveni-la ao invés de tratá-la. Escovar e passar o fio dental regularmente pode prevenir o aumento de placa que leva ao tártaro e à formação de cáries. Visitas periódicas ao dentista ajudam a perceber as manchas quando elas ainda são pequenas, evitando que se tornem um problema mais grave.