Contente
Cirurgias no manguito rotador reparam rompimentos em tendões dos ombros. O sucesso de cada etapa é importante para o resultado final, já a recuperação após a cirurgia ainda leva um tempo.
O manguito rotador é um conjunto de músculos e seus tendões no ombro (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)
Cirurgia no manguito rotador
Cirurgias no manguito rotador são procedimentos sérios, realizados para reparar os rompimentos no ombro. O objetivo principal é reparar e religar os tendões ao úmero (osso do membro superior do braço).
O procedimento
O cirurgião faz uma incisão no ombro para obter acesso entre as porções frontal e mediana do músculo deltoide e, também, para dividir a junção e alcançar o manguito rotador. Ele remove o tecido cicatricial e as bordas irregulares do manguito, e raspa o úmero (osso do membro superior do braço) para obter acesso entre o acrômio e o deltoide.
Função
O cirurgião une os tendões em bom estado a seções saudáveis do úmero. Em alguns casos é realizada uma acromioplastia (remoção do osso sobre o manguito rotador). No entanto, esse procedimento é evitado para que não ocorram formação de cicatrizes e nem enfraquecimento do músculo deltoide.
Pós-operatório
As suturas (linhas cirúrgicas) são usadas para deixar os tendões juntos, deixar as margens do manguito regulares e atravessarem com facilidade por baixo do deltoide e do acrômio. O músculo deltoide e a incisão externa da pele são fechados para que possam cicatrizar por dentro e por fora.
Recuperação
A recuperação leva, pelo menos, um ano. Morfina ou Demerol são administrados imediatamente após a cirurgia para aliviar a dor e são oferecidos medicamentos orais como hidrocodona ou Tylenol com codeína, também para dor. Exercícios de reabilitação são essenciais para reduzir a rigidez muscular.