Contente
- Introdução
- Latas de alumínio
- Garrafas de vidro
- Potes de vidro
- Caixote de feira
- Rolhas de vinho
- Garrafas PET
Introdução
Garrafas PET, latas de leite, garrafas de vidro, tampinhas de refrigerante, rolhas de vinhos: há uma diversidade enorme de materiais, geralmente descartados após o uso, que você pode guardar e reaproveitar para criar ou reformar utensílios. É um ótimo jeito de trabalhar a sua criatividade, economizar e elaborar objetos únicos e personalizados. Veja algumas ideias e aposte na decoração reciclável.
Reprodução mekarita.blogspot.com Guardar
Latas de alumínio
As latas de leite, chocolate em pó ou conservas podem se transformar em novos objetos. Pintá-las ou envolvê-las com tecidos é uma ótima maneira de transformá-las em apetrechos que podem ter diferentes utilidades, como guardar sal, temperos, lápis e canetas, ou mesmo velas. Uma possibilidade mais ousada é usá-las como luminária. Para isso, você vai precisar de uma lata de alumínio, pisca-pisca de Natal e tinta spray. Primeiro, faça diversos furinhos dispersos na lata, com a ajuda de uma furadeira. Em seguida, pinte a luminária com a tinta spray da cor que você preferir. Por fim, coloque o pisca-pisca no interior da lata, deixando de fora apenas o fio para ligar na tomada, e tampe. O efeito da luz escapando pelos furinhos é incrível!
alenkasm/iStock/Getty Images Guardar
Garrafas de vidro
Garrafas de vidro podem dar nova vida à decoração. Sejam de refrigerante, vinho, suco, azeite... todas podem ser reutilizadas! Reúna as que você tem em casa e componha novos vasos de flores. Você pode optar por mantê-las com o rótulo, envolvê-las com papel adesivo ou pintá-las como preferir. Nesse caso, prefira os vidros transparentes. Misture diferentes formatos e tamanhos de garrafa ou opte por um só modelo. O efeito é simples, delicado e bonito.
Reprodução do site naojoguefora.wordpress.com GuardarPotes de vidro
Cansada de porta-retratos tradicionais? Aposte em diferentes tipos de potes de vidro transparente para renovar sua estante de recordações. Basta colocar a foto dentro dos potes que elas se adaptam ao seu formato. Invista na mistura de recipientes de diversos diâmetros e larguras. As fotos ganham um efeito inusitado e divertido.
Reprodução mannanoivas.blogspot.com|Labeled for reuse Guardar
Caixote de feira
Caixotes de madeira são muito versáteis para reaproveitar na decoração. É possível utilizá-los para criar mesas ou estantes para colocar livros, plantas ou enfeites. Basta escolher a disposição de acordo com seu gosto e o espaço disponível. O mesmo vale para os paletes de madeira ou engradados de plástico. Não esqueça de limpar bem o caixote e verificar se não há tábuas ou pregos soltos. Lixe para remover as imperfeições e pinte da cor que preferir. Se quiser utilizar a madeira crua, sem pintura, invista no verniz.
Reprodução www.thewoodenbee.com GuardarRolhas de vinho
O que fazer com as rolhas de vinho que sempre sobram das celebrações em casa? Que tal utilizá-las para criar um descanso de copos ou panelas? É simples: escolha o desenho ou forma para elaborar o descanso. Você pode unir as rolhas costurando-as, ou envolvendo com uma fita, de modo que fiquem bem firmes. Outra opção é juntá-las e montar um mural na parede para pregar recados, usando um suporte. Libere a sua criatividade!
Reprodução www.negociopilates.com.br GuardarGarrafas PET
As garrafas PET dos refrigerantes também podem ser matéria-prima para seu artesanato. Cortando-as ao meio, você pode utilizar a parte de baixo como porta lápis ou como uma pequena lixeira de mesa, pintando-a conforme preferir. Outra ideia é montar um pequeno pufe. Para isso, corte algumas garrafas na altura em que começam a afunilar. Descarte os bicos e encaixe a parte de baixo no bico de outra garrafa inteira, de modo que ambos os lados tenham a forma do apoio da garrafa, e prenda com fita. Arrume as garrafas em filas para chegar no formato que deseja e fixe com fita adesiva. Por fim, prenda uma almofada ou espuma na ponta e cubra tudo com um tecido colorido.