Contente
Os labradores são a raça mais popular de cachorro em muitos lugares no mundo. Eles são amáveis, adaptáveis e inteligentes. Eles adoram nadar e brincar no jardim. Mas como qualquer cachorro, eles são suscetíveis a problemas de saúde. A coceira na pele e nos olhos em labradores é um problema comum. As alergias são de longe a causa mais comum. Às vezes, o problema é causado por fatores ambientais, mas também pode ser causado por algum parasita ou produto da casa.
Os labradores podem ter coceiras (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Alergias causadas pelo ambiente
Os labradores gostam de brincar, e toda essa atividade ao ar livre pode expor o animal a pólen e partículas que podem causar reações alérgicas. Se seu cachorro estiver coçando a pele e os olhos, ele pode estar com uma reação alérgica. Não há nada que possa ser feito para evitar isso, mas se você puder isolar a causa da reação, será possível tomar medidas para possivelmente eliminá-la.
Pulgas
As pulgas e outros parasitas adoram se alimentar dos cachorros. A razão para as picadas de pulgas causarem coceira é porque a saliva delas tem uma proteína que a maioria dos cachorros é alérgica. É fácil se livrar das pulgas uma vez que você sabe que elas estão lá. Verifique se seu animal está com pulgas inspecionando a base do pelo. Elas podem ser difíceis de identificar devido à velocidade, então procure pelas fezes também. Se você confirmou que seu cachorro está com pulgas, dê banhos regulares com shampoo antipulgas e deixe-o sempre com o pelo aparado. Também é possível obter tratamentos de pulgas mais fortes em clínicas veterinárias, mas tome cuidado. Esses medicamentos mais fortes podem irritar a pele do seu animal.
Produtos de limpeza de casa
É fácil descobrir a causa da coceira na pele e nos olhos por fatores externos, mas não se esqueça que existem muitas coisas dentro da sua casa que poderiam ser prejudiciais a seu cachorro. Os produtos de limpeza de pisos e carpetes, sabão em pó ou até mesmo o shampoo do seu cachorro poderiam estar causando uma reação nele. Preste atenção ao que seu animal fica exposto e tente manter o ambiente o mais natural possível. Você deixaria sua pele exposta a alguns produtos de limpeza encontrados na maioria das casas, então certifique-se para que seu cão não esteja exposto a eles também.
Alergias à ração
Não descarte a possibilidade de que seu cachorro esteja alérgico à comida que ele come. De acordo com o Organic Pet Digest, os cachorros são mais propensos a serem alérgicos a trigo, soja, carne, frango, milho e leite. Pelo menos um desses ingredientes pode ser encontrado na maioria das rações comerciais. A única maneira de saber se seu cachorro é alérgico a um tipo de ração é trocando ela por outra que ele nunca tenha comido, de preferência uma proteína e um carboidrato.