Contente
Os benefícios ortopédicos do colchão d'água dependem parcialmente da idade, peso e problemas de saúde da pessoa que irá usá-lo, e da qualidade da cama. No entanto, de acordo com um estudo de 2008 realizado na Dinamarca, os colchões d'água parecem melhorar a qualidade do sono de pessoas com problemas na coluna.
Um colchão d'água pode melhorar a qualidade do sono de pessoas com problemas na coluna (Jupiterimages/Polka Dot/Getty Images)
Visão de expert
Fabricantes alegam que os colchões d'água são benéficos para a saúde da coluna pois se adaptam ao contorno do corpo e acomodam a forma e o peso do usuário. No entanto o site BackCare nota que não há regulação para a descrição dos fabricantes sobre seus produtos. "Você precisa encontrar um que se adeque às suas necessidades em altura, peso, idade, posição para dormir e problemas na coluna" diz o site.
Dores nas costas
Um estudo feito pelo centro Dinamarquês "Denmark's Funen Back Center" e publicado no diário "Spine" em 2008 avaliou 160 pacientes com dores lombares crônicas e comparou os resultados de dormir em um colchão rígido, d'água e espuma viscoelástica. O estudo concluiu que tanto o colchão d'água quanto o de espuma viscoelástica tiveram influência positiva nos sintomas da coluna comparados ou colchão rígido, embora note que as diferenças sejam pequenas.
Considerações
O site BackCare aponta que a firmeza do colchão é importante em relação ao cuidado com a coluna. O colchão deve suportar suficientemente seu peso sem envergar mas ainda permitindo que você se vire facilmente. A firmeza dos colchões d'água pode ser ajustada adicionando ou removendo água, o que permite que as pessoas testem até encontrar a firmeza mais adequada.