Contente
Um baixo nível no pH de uma piscina irá ter efeitos adversos nos nadadores que entrarem na água, como também na superfície da piscina e no equipamento da piscina que está em contato com ela. O nível de pH se eleva ao adicionar-se ou uma base ou um composto alcalino na água. Certifique-se de testar o nível do pH semanalmente para permanecer a par de qualquer mudança na composição da água.
Carbonato de sódio, ou soda calcinada, eleva os níveis de pH (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Bicarbonato de sódio
O mais comum dos compostos químicos usados para elevar o pH de uma piscina é o bicarbonato de sódio. Isso também é devido ao fato de que a razão mais comum para o nível do pH de uma piscina estar baixo é que a alcalinidade total da piscina está baixa. A alcalinidade total, ou TA, adiciona bicarbonato de sódio para elevar o nível de TA primeiro. O bicarbonato de sódio irá elevar levemente o pH, mas não muito.
Cabornato de sódio
Soda calcinada é o nome popular para carbonato de sódio, que é o composto químico cujo uso primário é para elevar o pH. O nome as vezes é confundido com bicarbonato de sódio, mas os dois tem fórmulas diferentes. A fórmula química para a soda calcinada é Na2CO3, enquanto a fórmula do bicarbonato de sódio é NaHCO3. A quantidade específica de soda calcinada depende tanto da elevação desejada do pH e do volume total da piscina. Ao adicionar soda calcinada na piscina, tenha certeza que a bomba da piscina está ligada e funcionando. Espalhe soda calcinada sobre a superfície da piscina, em vez de simplesmente jogar em um único ponto.
Hidróxido de sódio
O hidróxido de sódio é também conhecido como lixívia, hidrato de sódio e soda cáustica. Adicioná-la na água da piscina aumenta tanto a alcalinidade total e o pH. Sua fórmula química é NaOH. Pelo hidróxido de sódio ser um composto químico com uma alta alcalinidade, ele deve ser manejado com cuidado. Ele também é altamente solúvel em água e está disponível em flocos, peletes ou grânulos.
Material do filtro dolomítico
O material do filtro dolomítico é um tipo de suporte de filtro que, ao contrário dos outros compostos químicos usados para elevar o pH, não é adicionado a água da piscina, mas é colocado dentro do filtro da piscina. Ele fica no topo da areia do filtro. O material produz uma reação alcalina com a água da piscina e causa um acúmulo de cálcio e bicarbonato de magnésio na água. O material dolomítico é vagarosamente utilizado durante o processo de elevar o pH, e ele tem que ser tampado regularmente.