Contente
A alodinização e a anodização são procedimentos utilizados para prevenir a corrosão de superfícies de alumínio e magnésio. Embora os resultados sejam semelhantes, esses processos diferem na maneira como a camada protetora é aplicada.
Magnésio e alumínio podem ser encontrados em cascos de embarcações ou asas de avião (coque de voilier image by Sébastien Delaunay from Fotolia.com)
Corrosão
Metais expostos à água e oxigênio corroem ao longo do tempo. Chamamos isso de ferrugem quando o ferro está envolvido, mas todos os metais "enferrujam", incluindo o alumínio e magnésio. Para evitar isto, uma camada de proteção pode ser adicionado à superfície.
Alodinização
Alodinização é um processo no qual um metal é revestido com uma substância química chamada Alodine. Esse revestimento endurece a superfície e pode durar anos se for pintada, sem precisar de uma reaplicação.
Anodização
Anodização é o processo de colocar um metal numa solução de sais e passar uma corrente através dele. Isto atrai metais, a partir do sal, para a superfície do metal, o que cria o revestimento protetor.
Comparação dos processos
Alodinização é um processo barato e pode servir inicialmente, permitindo que o metal seja pintado. Anodização dá ao metal uma camada uniforme de proteção, mas requer equipamento especializado, que pode custar mais.
Segurança
Esses processos envolvem produtos químicos e energia elétrica e, portanto, medidas de segurança devem ser tomadas. Antes de testar qualquer um, treinamento e equipamento adequados devem ser empregados e informações químicas devem ser revistas.