Contente
Apesar de existirem dois tipos de rinocerontes, negro e branco, nenhum é de fato branco, ambos são cinza. A diferença entre o rinoceronte negro e o branco é, na verdade, o formato dos lábios, que está relacionado com sua dieta e hábitos alimentares. Rinocerontes negros possuem lábios superiores pontiagudos, úteis para comer frutas e folhas dos galhos de arbustos e árvores. Rinocerontes brancos possuem um lábio superior quadrado, o que os ajuda enquanto pastam o terreno em busca de gramíneas, o alimento básico de sua dieta.
Rinocerontes brancos comem grama (Comstock/Comstock/Getty Images)
Grama
Rinocerontes brancos passam a maior parte do dia pastando gramíneas, que compõem a maior parte de sua dieta. Eles possuem lábios e dentes especialmente adaptados, que os ajudam a arrancar e mastigar a grama. Eles também têm uma protuberância no músculo dorsal de seu pescoço, que os ajuda a levantar rapidamente sua cabeça enquanto estão pastando. Rinocerontes brancos comem cerca de 16 kg de grama por dia, uma atividade que consume mais de 50% do seu tempo acordado. Estes preferem certos tipos de grama a outras, como as gramas do gênero Panicum, e irão evitar as que não gostem.
Água
Rinocerontes brancos dependem de água para sobreviver. Eles não possuem glândulas sudoríparas e, portanto, devem estar sempre perto de água para que possam chafurdar na lama ou sentar na água para se resfriarem. Eles também bebem cerca de 74 litros de água por dia e, por isso, sempre são encontrados próximos de fontes de água.
Terra
Rinocerontes brancos foram relatados sendo vistos comendo terra, especialmente o solo ao redor dos cupinzeiros. A terra contém certos minerais que rinocerontes não conseguem por meio da dieta baseada em gramíneas.
Áreas de alimentação
Rinocerontes brancos adultos são animais solitários que gastam seus dias comendo e bebendo em seus territórios próprios. Fêmeas não lutam por territórios, porém machos utilizam a urina para claramente demarcar suas pastagens e irão disputar com outros machos adultos que desafiarem sua soberania ao entrarem em seu espaço. Rinocerontes brancos ocasionalmente se reúnem em grandes grupos durante a época de acasalamento, quando estes também vão pastar e beber água nos mesmos locais.