Contente
A sauna é um tratamento saudável utilizado para aliviar os músculos, relaxar e desintoxicar o corpo. Dentro de uma sauna, o ambiente é repleto de calor seco ou úmido, criado por vapor ou dispositivos infravermelhos. Para intensificar seus benefícios, você pode usar ervas aromáticas ou de cura. As ervas podem ser utilizadas para infundir o ar ou estimular a eliminação de toxinas através da pele.
Adicionar ervas às saunas pode ajudar a intensificar seus benefícios terapêuticos (sauna image by Mikhail Olykainen from Fotolia.com)
Ervas medicinais
Ervas como hortelã, cânfora e eucalipto podem ser utilizadas para infundir a sauna e intensificar seus efeitos benéficos. Quando inaladas, essas ervas agem como descongestionantes, anti-inflamatórias e estimulam a circulação. Se você estiver usando uma sauna a vapor, coloque algumas gotas de um forte chá feito com essas ervas ou seus óleos essenciais diretamente sobre as rochas quentes. Para os sistemas de calor seco, despeje o óleo ou chá em uma panela rasa de água e coloque-a sobre o elemento de aquecimento da sauna.
Ervas aromáticas
Se você estiver usando a sauna para relaxar e descontrair, a adição de um óleo aromático poderá ajudar a acalmar o corpo e a mente. Escolha jasmim, alecrim, camomila ou lavanda para aliviar a ansiedade, auxiliar no tratamento de ataques de pânico e acalmar suas preocupações. Elas podem ser adicionado na forma de chá ou óleo essencial, da mesma maneira que as ervas medicinais.
Maço de ervas
Em algumas regiões, a experiência da sauna é acompanhada por um leve "açoitamento" da pele com um maço de ervas. O termo finlandês para este maço é "vihta". A vihta é criada com ramos de bétula, embora o eucalipto ou hortelã também possam ser usados. As ervas são agrupadas e embebidas em água morna. O maço é usado para dar leves batidinhas na pele, ajudando o corpo a se livrar de toxinas através do suor.