Contente
As conchas "pooka" - também conhecidas como "puka"- podem ser encontradas na maior parte das lindas praias do Havaí e são conhecidas pelo seu uso nas joias da ilha. Elas ocorrem naturalmente, embora agora estejam sendo cultivadas industrialmente, para que fiquem mais acessíveis para a criação de joias, suvenires de viagem e adornos.
Colares de conchas pooka são suvenires de joias populares do Havaí (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)
Origens
A palavra "puka" significa "buraco", em havaiano, e refere-se ao buraco que ocorre naturalmente no meio dos fragmentos de uma concha redonda, na qual vivia um molusco. Quando o molusco é comido ou morre de causas naturais, sua concha é arremessada de um lado para o outro pelas fortes ondas oceânicas. Após alguns anos sendo golpeado, o cone da concha finalmente quebra-se, deixando apenas o seu topo. Tudo que resta é uma concha com um pequeno furo, o que a torna perfeita para ser usada em joias.
Usos
As contas de conchas pooka são facilmente amarradas como contas e transformadas em colares, pulseiras e tornozeleiras. A joalheria com pooka ficaram populares primeiro no Havaí, embora possa, atualmente, ser encontrada em praias do mundo inteiro. Muitas conchas diferentes de oceanos tropicais são agora chamadas de pooka, embora sejam diferentes em espécies, forma e cor.
Significado
Usar um colar ou pulseira feitos de conchas pooka pode ter significados distintos. No Havaí, tradicionalmente pensava-se que as conchas pooka garantiam viagens seguras, principalmente para longas jornadas no mar. Essas conchas também são dadas para desejar boa sorte a uma pessoa e acredita-se que quanto mais simétrica for a concha, mais sorte a pessoa que a usa terá.
Joias falsas
Numerosas imitações baratas de pookas são amplamente vendidas como genuínas. Portanto, fique atento e pergunte ao vendedor a respeito da origem das conchas no colar que você estiver pensando em comprar. Além disso, como "pooka" é outra maneira de escrever "puka" (buraco, em havaiano), pode acontecer que sejam conchas pooka feitas à mão de fragmentos de uma concha maior, com os furos adicionados.