Condições e tratamentos para o rompimento do baço

Autor: Roger Morrison
Data De Criação: 24 Setembro 2021
Data De Atualização: 9 Poderia 2024
Anonim
Condições e tratamentos para o rompimento do baço - Artigos
Condições e tratamentos para o rompimento do baço - Artigos

Contente

O baço, localizado na parte superior esquerda do abdômen, desempenha um papel importante na filtragem dos resíduos e produção de células de sangue. O seu baço pode ser rompido devido à força de um trauma e, se você não receber tratamento, pode ser fatal. O tratamento dependerá da gravidade da lesão.


Dor e sensibilidade no abdômen após um trauma podem indicar uma ruptura do baço (George Doyle/Stockbyte/Getty Images)

Causas

Um golpe na parte superior esquerda do abdômen ou na parte inferior do lado esquerdo do peito é a causa mais comum de uma ruptura de baço. As fontes comuns de trauma incluem lesões esportivas, socos em brigas e acidentes de carro. Ele pode romper imediatamente ou dias e até semanas após a lesão.

As infecções como a mononucleose, doença hepática e o câncer no sangue, por vezes, causam um aumento do baço, o que pode torná-lo mais suscetível a uma ruptura.

Sintomas

A dor e a sensibilidade no abdômen são características de uma ruptura do baço. A pressão arterial pode cair devido a uma hemorragia interna e você pode sentir tonturas e confusão. Também pode ocorrer visão embaçada e desmaios.


A ruptura do baço requer tratamento imediato. Procure atendimento imediatamente se você sentir os sintomas acima.

Complicações

Como o baço produz os glóbulos vermelhos e alguns glóbulos brancos específicos, uma ruptura desse órgão pode causar o enchimento da cavidade abdominal por grandes quantidades de sangue. Isso pode ser fatal.

Tratamento

Muitas lesões não exigem cirurgia. A pessoa fica no hospital por até uma semana, enquanto os médicos monitoram sua condição e administram cuidados não cirúrgicos, como transfusões de sangue. Os ferimentos graves necessitam de uma cirurgia para reparar ou remover o baço, chamada de esplenectomia. O cirurgião faz uma pequena incisão e coloca um tubo fino ligado a uma câmera e a uma luz para realizar o procedimento. Em alguns casos, pode ser necessário um procedimento completamente aberto.


Vivendo sem um baço

No caso de você precisar ter seu baço removido, ainda poderá viver uma vida normal e ativa, mas estará mais em risco de contrair infecções graves. O médico provavelmente vai sugerir uma vacina contra pneumonia, como também vacinas anuais contra a gripe. Ele também pode receitar antibióticos como uma medida preventiva, principalmente se você tiver quaisquer outras condições que possam levar a infecções.