Contente
O esboço de um tópico é uma ferramenta valiosa para quem organiza uma palestra ou documento. Nas igrejas, palestras são realizadas para grupos de estudos bíblicos, aulas são lecionadas para as turmas da Escola Dominical e sermões são pregados no púlpito. Todas essas atividades precisam ser pensadas e apresentadas de forma lógica. A profundidade de um esboço depende do conhecimento que um orador detém sobre determinado assunto.
Instruções
É necessário muito estudo para falar sobre a Bíblia para outras pessoas (Thinkstock Images/Comstock/Getty Images)-
Escolha e leia um versículo da Bíblia. Estude e anote as palavras-chave e frases que tenham significado para você. Para obter uma maior compreensão dessas palavras, pesquise da seguinte forma: leia o capítulo anterior e posterior ao versículo para entender o contexto. Consulte uma concordância, geralmente encontrada na seção final da maioria das Bíblias de estudo, e faça referência cruzada das palavras-chave encontradas em outras passagens. Compare outras traduções do versículo selecionado e observe as variações de significado.
-
Leia um ou mais comentários sobre o versículo. Eles são escritos por estudiosos e autoridades. Eles podem expressar as mesmas conclusões que as suas, mas, também, apresentar novas interpretações. Alguns escritores serão concisos e breves sobre o versículo; outros oferecerão explicações longas. Organize seus pensamentos.
-
Liste as palavras-chave e frases associadas ao versículo bíblico no seu esboço. Escreva as frases completas, se preferir. Anote os títulos de forma convencional e as subdivisões com algarismos romanos (I, II, III ...), letras maiúsculas (A, B, C ...), números (1, 2, 3 ...) e letras minúsculas (a, b, c ...). Coloque cada subdivisão em um parágrafo para facilitar a exibição de cada uma delas.
-
Encontre "João 3:16", na Bíblia, para servir de exemplo. As palavras-chave e frases são: "amor", "Filho unigênito", "acreditar nele (Jesus)" e "vida eterna". Cada uma delas, por meio de pesquisa, pode ser encontrada em outras passagens, especialmente no Novo Testamento. A primeira palavra-chave, "amor", é um mandamento que todos os cristãos devem obedecer e o foco do capítulo sobre o amor, de Paulo -- Coríntios 13:13 -- que termina com as "virtudes celestiais": fé, esperança e amor. Diferentes significados de amor também podem ser encontrados. O próximo passo será mostrar onde essa peça se encaixa em um esboço. Para ser breve, outras palavras-chave não estão incluídas nessa ilustração.
-
Faça seu esboço. O esboço a seguir trata apenas da primeira palavra-chave, "amor", indicada no Passo 4, que mostra diferentes níveis de subdivisão. Observe como os títulos estão ramificados.
I. Amor A. Quatro tipos diferentes de amor 1. Família 2. Amigos 3. Romântico 4. Incondicional, mandamento cristão de amar a) Deus b) O próximo B. Três virtudes celestiais de Paulo 1. Fé 2. Esperança 3. Amor, a maior delas.
As outras palavras-chave do versículo poderiam ter sido igualmente subdivididas, o que aumentaria significativamente o esboço.
O que você precisa
- Estudo da Bíblia
- Papel
- Lápis