Contente
Um vaso sanitário com vazamento não é só um problema, mas também um desperdício de água, já que o fluxo constante pode gastar 7,5 L por minuto e até mesmo um vazamento aparentemente silencioso pode gastar até 25 mil litros por mês. Além do impacto ambiental que o desperdício de água causa, há também o financeiro, por isso, é recomendável consertar esse problema que pode ser resolvido facilmente, mesmo sem conhecimentos hidráulicos.
Instruções
Evite o desperdício de água de uma descarga vazando (NA/Photos.com/Getty Images)-
Remova o tipo da caixa de descarga e ponha-a de lado. Adicione corante comestível à caixa depois de completar uma descarga e ela estiver cheia. Espere 10 minutos. Se a cor aparecer no vaso, então a água está passando pela válvula (a tampa de borracha que se levanta para a descarga e se fecha para encher a caixa).
-
Cheque a corrente que vai da alavanca presa ao botão de descarga até a válvula. As vezes os elos da corrente se embolam e isso a deixa curta mais para permitir que a válvula desça e feche apropriadamente.
-
Desligue o registro de água do vaso (deve haver uma chave de fácil acesso logo atrás e abaixo da caixa de descarga).
-
Esvazie a caixa ao segurar a alavanca de descarga até que toda a água desça pelo vaso. Procure por quaisquer pontos ásperos ou rachaduras que possam estar impedindo-a de selar ao assento. Inspecione o assento pelos mesmos defeitos. Se notar alguma imperfeição, use uma lixa para alisar a superfície.
-
Substitua a válvula se outras soluções não resolverem o problema. Compre um conjunto que tenha tudo que você possa precisar, incluindo ferramentas e um selante. Você pode só precisar de uma chave de fenda ou inglesa, dependendo do modelo do vaso.
-
Desconecte a corrente. A válvula geralmente está presa ao tubo de extravasamento com um anel de borracha vedante. O tubo está montado na base da caixa e se estende até a superfície da água quando a caixa está cheia. Deslize o anel pelo tubo e remova a válvula. Alguns modelos mais novos vêm presos ao tubo por pinos, se for o caso, puxe cada lado da válvula até que os pinos liberem a borda do suporte do tubo e então retire a válvula.
-
Leve a válvula antiga quando for comprar a nova. Pode ser que a nova pareça um pouco diferente, mas ter a mesma superfície de assento, caso seu modelo seja antigo, por isso, sempre é melhor comparar antes de comprar.
-
Deslize a válvula nova pelo tubo, com o anel encaixado. Se for um modelo com pinos, reinsira-os no final do tubo.
-
Recoloque a corrente antiga ou substitua-a por uma nova (caso tenha vindo uma no conjunto) e corte-a no comprimento da antiga, para garantir que a válvula feche corretamente, ou coloque a válvula primeiro, apertando, e depois coloque a corrente de forma que caiba, com uma pequena folga, à alavanca. Se estiver frouxa demais ela vai fazer com que a válvula não abra completamente, além de facilitar que a corrente se enrole.
-
Verifique se a nova válvula está selada e faça o teste com o corante novamente.
Aviso
- Em alguns casos raros, pode haver uma rachadura na porcelana causando o vazamento. Se o corante não acabar no vaso, você pode precisar desparafusar o vaso do chão para checar por vazamentos.
O que você precisa
- Corante de comida
- Lixa de grão 600
- Chave inglesa ajustável
- Chave de fenda
- Chave Philips
- Conjunto de substituição de válvula de descarga