Contente
Os tomates-cereja são uma das coisas mais deliciosas e saborosas que existem, e as conservas permitem que sua família aproveite os frutos do verão por vários meses. Os pedaços do tamanho de uma mordida são perfeitos para receitas que pedem tomates. Ter o equipamento certo e seguir algumas regras simples torna fazer uma conserva muito mais fácil e seguro. Durante o processo, manteha a área de trabalho e os instrumentos limpos.
Instruções
Fazer uma conserva de tomates é uma atividade divertida para toda a família (Jupiterimages/Brand X Pictures/Getty Images)-
Confira se os potes, os lacres e as tampas não têm nenhum dano, como amassados ou rachaduras, que possam fazer o lacre falhar.
-
Lave os potes com água quente e sabão e enxágue completamente. Deixe os instrumentos de lado. Coloca os potes, as tampas e o pano de limpeza em uma panela cheia de água a 82 ºC e deixe-os lá até que sejam necessários.
-
Encha uma panela grande pela metade com água e esquente-a até os oitenta e dois graus Celsius. Coloque uma rede de fritura e mantenha a tampa.
-
Escolha tomates-cereja que estão livres de manchas ou danos. Lave-os e deixe escorrer.
-
Cozinhe os tomates em água fervente por 30 ou 60 segundos. Remova-os e mergulhe-os em água gelada imediatamente.
-
Remova a pele dos tomates apertando-os e tirando todas as partes verdes. Deixe os tomates inteiros ou esmague-os para fazer molho. Coloque-os em uma panela e cubra-os com água. Deixe ferver por cinco minutos e retire do fogo.
-
Remova os potes de conserva enquanto os tomates estão cozinhando. Coloque-os sobre a mesa e adicione duas colheres de sopa de suco de limão para cada pote de 1 litro. Use apenas uma colher para um pote de quinhentos mililitros.
-
Pegue os tomates com a concha e despeje-os dentro dos potes quentes, deixando 1 cm vazio no topo. Empurre os tomates para expelir o ar. O líquido deve ser derramado sobre os tomates para preencher os espaços vazios, novamente deixando 1 cm vazio em cima. Você pode usar água limpa, suco de tomate ou até mesmo a água da panela onde os tomates estavam fervendo.
Adicione 1 colher de chá de sal para 1 l e meia colher para quinhentos mililitros.
-
Pressione os tomates para baixo e dos lados para liberar qualquer bolha de ar presa no pote.
-
Retire o pano de limpeza da panela aquecida e limpe as bordas dos potes e das tampas. Coloque uma tampa em cada pote e rosquei-as de modo que fiquem firmes.
-
Coloque os potes na panela grande e mergulhe-os na água a oitenta e dois graus Celsius. A água deve ficar de 2 a 5 cm mais alta que as tampas. Coloque a tampa de volta na panela e aqueça a água até ferver. Deixe ferver por 40 ou 45 minutos para 500 ml e 1 l, respectivamente.
-
Desligue o fogo e deixe a panela esfriar. Remova os potes e coloque-os sobre o balcão em cima de uma toalha seca. Deixe-os esfriar por vinte e quatro horas.
-
Verifique as tampas após o resfriamento pressionando-as para baixo no centro. Ela deve ficar para baixo. Limpe os potes uma última vez e os armazene em um local escuro e fresco.
Aviso
- Os vegetais em conserva devem ter ácido o suficiente neles para evitar que estraguem. Não é certo que os tomates-cereja tenham o nível necessário de acidez para serem conservados com sucesso.
O que você precisa
- Tomates, 1,4 kg por litro.
- Suco de tomate ou água
- Suco de limão
- Panela para conserva
- Panela grande de escalda
- 2 panelas médias
- Potes de conserva de 500 ml com tampas rosqueáveis
- Pegador de jarros
- Pano de limpeza
- Funil
- Concha