Como consolar alguém que perdeu um cônjuge ou companheiro

Autor: Judy Howell
Data De Criação: 26 Julho 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Como consolar alguém que perdeu um cônjuge ou companheiro - Artigos
Como consolar alguém que perdeu um cônjuge ou companheiro - Artigos

Contente

Lidar com a morte de uma pessoa amada é difícil. Uma palavra ou abraço amável pode aliviar a dor, mas, mais do que isso, é preciso consolar alguém que perdeu um companheiro. Em muitos casos, eles perderam seu melhor amigo. Não existem palavras ou atos que possam fazê-los esquecer da perda, mas existem maneiras para consolá-los.


Instruções

Lidar com a morte de uma pessoa amada é difícil (sad image by Alexandra Gnatush-Kostenko from Fotolia.com)
  1. Esteja lá para eles. Você não precisa de muitas palavras para consolar alguém de luto. Geralmente, um abraço, um aperto de mão ou apenas sua presença é o suficiente para confortá-los. Se você precisar dizer algo, um simples "sinto muito" ou "eu me importo com você" vai ajudá-los muito.

  2. Escute-os. Embora seja fácil oferecer seus pêsames e seguir em frente, a pessoa que está de luto pela perda de um companheiro precisa de alguém para escutá-la. Eles precisam verbalizar os pensamentos ou memórias que estão tendo sobre a pessoa amada perdida. Escutar suas emoções os ajuda muito no processo de recuperação.


  3. Encoraje a pessoa que está de luto a expressar seus sentimentos, mesmo que eles estejam irritados. Garanta a eles que não há problema em chorar. Expressar seus sentimentos ajuda no processo do luto.

  4. Tome a iniciativa nas tarefas de casa, na cozinha ou cuidando de quaisquer crianças que possam estar em casa. É uma época estressante de suas vidas, um cônjuge em luto pode hesitar em colocar suas necessidades antes das dos outros mesmo que você tenha dito a eles que você está disponível para ajudar. Ofereça ajuda de uma maneira que faça com que pareça que eles estão te fazendo um favor.

  5. Continue oferecendo suporte. Geralmente a gravidade da situação não aparece até que o funeral tenha terminado e a vida volte ao normal, sem seu companheiro. Como o luto não vai embora de uma noite para outra, oferecer suporte e amizade por meses ou anos após a morte ajuda o cônjuge sobrevivente a lidar com a perda.


Aviso

  • Quando estiver consolando a pessoa enlutada, evite dizer que você sabe como ela se sente.