Contente
Crie uma maquete de dinossauros realista para um projeto escolar ou até mesmo por diversão. As crianças mais novas normalmente fazem maquetes usando objetos simples e bidimensionais, mas os adolescentes podem recorrer a mais criatividade, conhecimento e habilidade para incorporar objetos de aparência autêntica à maquete e trazer um pouco da era pré-histórica ao presente. Incorpore alguns itens comuns encontrados pela casa para criar uma atividade barata e transforme o cenário em algo mais intensa com algumas criaturas formidáveis da era mesozoica.
Instruções
Exponha essas criaturas poderosas em um cenário realista (Thinkstock/Comstock/Getty Images)-
Infle um balão até que tenha cerca de 25 cm de altura. Pique um pouco de jornal e prenda ao redor da parte inferior do balão. Isso criará o formato base para a montanha.
-
Misture meia xícara de farinha com 2 1/2 xícaras de água e 2 colheres de sopa de sal. Ferva por três minutos e retire do fogo. Deixe esfriar por pelo menos 20 minutos.
-
Rasgue um pouco do jornal restante em tiras de 2,5 cm de largura. Mergulhe cada uma na mistura e estique sobre o balão e a base de jornal. Cubra toda a estrutura e adicione outras duas camadas de tiras de jornal. Deixe secar por pelo menos 12 horas.
-
Faça outra mistura de farinha, sal e água. Rasgue mais tiras de jornal e cubra a estrutura com outras duas camadas. Desta vez, amasse algumas das tiras para criar um terreno mais acidentado. Deixe a montanha secar por 24 horas.
-
Estoure o balão com um alfinete e puxe o balão e o jornal picado para fora da montanha. Segure-a firmemente e use uma faca grande e afiada para cortá-la ao meio.
-
Coloque cada metade da montanha em folhas de jornal. Pinte cada metade de marrom e deixe secar.
Montanhas de papel machê
-
Recorte as abas superiores da caixa grande de papelão. Use uma caixa de ao menos 1,30 m², para ter espaço o suficiente para um cenário realista.
-
Pinte os lados da caixa de azul. Deixe secar.
-
Pinte árvores na parte interna da caixa. Elas não precisam ser perfeitas. A maior parte delas será coberta com outras peças da maquete. Deixe a tinta secar.
-
Cubra o fundo da caixa com grama sintética ou artificial.
A caixa da maquete
-
Aplique cola nas bordas cortadas de cada metade de montanha. Pressione uma metade contra um lado da caixa e segure com firmeza por 30 segundos. Pressione a outra metade da montanha contra outro lado da caixa, ao menos um pouco distante da primeira metade. Agora você tem duas montanhas protuberantes no cenário.
-
Desenrole um pote de massa de modelar azul. Use uma faca afiada para cortar o formato de um rio sinuoso. Faça-o longo o suficiente para estender-se de um lado ao outro da caixa. Use um pincel para espalhar uma camada de cola sobre o rio. Deixe secar. A cola fará com que o rio pareça brilhante, como água reluzente. Coloque-o ao longo do fundo da caixa.
-
Separe alguns dos menores galhos de uma arvore de Natal artificial velha. Eles devem representar as árvores de folhas mortas do cenário. Segure dois galhos em qualquer dos lados de cada montanha e fure o fundo da caixa com a ponta cortada do galho.
-
Recorte pequenos pedaços da árvore de Natal e forme estruturas com formato de esferas para criar os arbustos. Aplique um pouco de cola na parte inferior de cada arbusto e disponha-os ao redor da maquete aleatoriamente.
-
Aplique cola na parte inferior dos pés dos dinossauros e pressione-os com firmeza contra o fundo da caixa. Use diversos dinossauros diferentes, como triceratopes, estegossauros, alossauros e tiranossauros rex.
A cena da natureza
O que você precisa
- Balão
- Jornal
- Fita adesiva
- 5 xícaras de farinha
- 4 colheres de sopa de sal
- Alfinete
- Faca grande afiada
- Tinta marrom
- 3 pincéis
- Caixa de papelão grande (de ao menos 1,30 m²)
- Tinta azul
- Tinta verde
- Grama sintética
- Cola transparente
- Massa de modelar azul
- Árvore de Natal velha
- Dinossauros grandes de brinquedo