A contabilidade administrativa e o planejamento estratégico

Autor: Tamara Smith
Data De Criação: 22 Janeiro 2021
Data De Atualização: 11 Setembro 2024
Anonim
A contabilidade administrativa e o planejamento estratégico - Artigos
A contabilidade administrativa e o planejamento estratégico - Artigos

Contente

Para ter sucesso no segmento de investimento, a liderança corporativa muitas vezes precisa encontrar o equilíbrio certo entre a rentabilidade a curto prazo e a gestão de despesas de longo prazo. Para garantir bons rendimentos no futuro, os executivos elaboram planos de redução de custos e lançam novos produtos no mercado. Temas como contabilidade administrativa e planejamento estratégico também são considerados quando as táticas operacionais são definidas.


Contabilidade administrativa

As discussões acerca de contabilidade administrativa permitem aos chefes de departamento expressar suas opiniões sobre a eficiência e a rentabilidade das empresas. Em suma, essas conversas, muitas vezes, resultam em um apelo para que os líderes procurem meios de redução de despesas e rejeitem qualquer projeto novo que seja oneroso para a empresa. Também chamado de contabilidade de custos ou contabilidade de gestão, esse princípio permite que os chefes de departamento analisem a eficiência dos sistemas de produção e identifiquem onde cortar custos. Ao fazer isso, os líderes de segmento evitam o sentimento de intranquilidade que geralmente marca a relação da empresa com os investidores insatisfeitos.

Importância

A contabilidade administrativa cria um fórum de debates, onde os supervisores de departamento podem ter uma discussão ponderada sobre a condição financeira de uma empresa. Ao debater sobre o prognóstico econômico, a gerência de nível médio consegue compartilhar com a alta liderança diversas formas de restabelecer ou manter a solvência e a lucratividade da organização. Os métodos que podem ajudar uma empresa a alcançar rentabilidade incluem a elaboração de relatórios financeiros precisos, o constante controle dos custos e negociações de descontos e outros tipos de redução de preço com o fornecedor.


Planejamento estratégico

O planejamento estratégico baseia-se no conceito duplo de "estratégia e planejamento". A estratégia é um plano de ação que a empresa desenvolve para alcançar um objetivo desejado. O planejamento refere-se às diversas metodologias e técnicas que a empresa utiliza para identificar, aprovar e alocar os recursos necessários para alcançar o objetivo desejado. Essencialmente, o planejamento estratégico é o processo que uma empresa usa para formular uma estratégia e decidir como alocar recursos para aplicá-la.

Relevância

O planejamento estratégico tem um papel fundamental na forma como a empresa estabelece as bases para o sucesso esperado. Nas economias modernas, a formulação e a implementação da estratégia são, muitas vezes, um registro da capacidade operacional, uma prática que pode fazer com que pequenas empresas diminuam gradualmente a participação das principais organizações que atuam no mercado. Esse cenário onde "o pequeno desafia o poderoso" pode ocorrer, se uma empresa de grande porte perder o foco das tendências emergentes em um setor ou responder lentamente a elas, concedendo assim a chance de uma empresa de pequeno porte aumentar sua presença no mercado.


Conexão

A contabilidade administrativa e o planejamento estratégico são dois conceitos distintos que, muitas vezes, interrelacionam-se nas atividades operacionais da empresa. O processo de tomada de decisão da contabilidade administrativa começa a partir da análise crítica das atividades organizacionais e da formulação de estratégias adequadas realizada pelos diretores da empresa. De fato, todos os aspectos da contabilidade de gestão exigem estratégia e planejamento - seja por meio da administração da gestão de custos, de orçamento ou da rentabilidade.