Contente
Para tentar reduzir os gastos com iluminação e refrigeração, muitas pessoas começaram a substituir as lâmpadas halógenas de suas casas por lâmpadas mais frias e eficientes de LED (light-emitting diode, diodo emissor de luz). O maior obstáculo para a substituição é que as lâmpadas LED e halógenas muitas vezes possuem dimensões e diâmetros diferentes. Encontrar a lâmpada certa, do tamanho e base iguais é certamente a parte mais difícil do trabalho de substituição das lâmpadas halógenas por LED.
Instruções
Instalar lâmpadas LED economiza dinheiro em gastos com energia (lampada led image by Alessandro Usai from Fotolia.com)-
Remova a lâmpada halógena que quer substituir de sua luminária ou abajur. Anote sua potência e emissão luminosa, que geralmente é medida em lúmens ou candela (medida padrão de intensidade luminosa).
-
Leve sua lâmpada antiga a uma loja de lâmpadas. Explique que quer substituí-la por uma lâmpada LED equivalente do mesmo tipo de base. Peça garantias de que pode devolver ou trocar a lâmpada se ela não couber em sua casa.
-
Encontre uma substituta apropriada entre os modelos LED. Preste atenção na base e no formato da lâmpada. Se possível, tire-a da embalagem e compare-a com a sua lâmpada halógena. Independente do tipo de base da sua lâmpada halógena, você deve substituí-la pela lâmpada LED que possua exatamente a mesma base.
-
Substitua a lâmpada por uma LED que possua a mesma intensidade. Por exemplo, uma lâmpada halógena de 20 watts emite entre 200 e 300 lúmens, mas as lâmpadas LED que são vendidas como substitutas para elas emitem apenas entre 100 e 200 lúmens, de acordo com o estudo "Performance of Halogen Incandescent MR16 Lamps and their LED Replacements", feito pelo Pacific Research Laboratory para o Departamento de Energia dos Estados Unidos em 2008. A equivalência em emissão luminosa geralmente é indicada na caixa.
-
Instale a lâmpada LED em sua luminária ou abajur. Se encaixar, está pronto. Se não funcionar, volte à loja para trocá-la por outra que encaixe.
Aviso
- As lâmpadas LED costumam custar mais do que as halógenas de mesma luminosidade.