Contente
A mancha-preta-da-roseira é uma doença causada por um fungo. Quando as folhas contraem a doença, elas amarelam, ficam marrons e eventualmente caem da roseira. O período chuvoso é a época mais comum para essa doença. Ela pode dominar as folhas da rosa em sete horas após ser exposta a condições úmidas e quentes. A poda, limpeza de folhas mortas e sprays de fungicidas são as melhores táticas para se livrar dessa doença.
Instruções
Roseira (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Pode quaisquer folhas ou ramos que estejam danificados ou doentes. Mergulhe as tesouras de poda em uma mistura de isopropanol 10% e água. Limpe as suas tesouras após cada corte para evitar a propagação de esporos.
-
Remova todas as folhas e galhos mortos que estejam no chão. Os esporos que vivem neles podem infectar a planta e as roseiras próximas. Jogue fora as folhas em sacos de lixo ou queime-as.
-
Misture o seu próprio fungicida caseiro, combinando quatro xícaras de água com algumas gotas de detergente e uma colher de sopa de fermento. O detergente faz com que o fermento se fixe nas folhas. Borrife-o na sua roseira em um dia ensolarado.
-
Aplique, nas folhas infectadas e nas saudáveis, um fungicida convencional formulado especificamente para acabar com a mancha-preta-da-roseira. Siga as instruções da embalagem e borrife-o novamente após sete dias.
-
Transplante as roseiras que são cultivadas muito próximas umas das outras. A falta de circulação de ar causa doenças fúngicas. Regue a área completamente. Cave a vários centímetros de distância da raiz e levante um pouco as raízes. Coloque a roseira em uma distância de 1,20 m das outras roseiras.
Dicas
- Regue as roseiras na parte de baixo da planta (o solo e a raiz, não a planta) e seque a água que respingou nas folhas.
Aviso
- Reduza o risco dessa doença ao evitar regar no final do dia para que a água evapore.
O que você precisa
- Tesoura de poda
- Sacos de lixo
- Pá
- Fermento
- Detergente
- Fungicida