Contente
O óleo de peixe é muito popular como fonte de ômega-3. Algumas pessoas têm notado que tomar óleo de peixe faz com que a pele fique oleosa, o que pode acontecer especialmente se começarem a tomar uma dose elevada muito rapidamente.
Salmão é rico em ômega-3 (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)
Avisos
O óleo de peixe de algumas espécies de peixes pode ser elevado em mercúrio e quantidades excessivas de óleo de peixe podem causar hemorragias e outros efeitos secundários nocivos.
Atum, peixe-espada, tubarão e cavala contêm tipicamente taxas mais altas de mercúrio e a FDA desencoraja as mulheres e as crianças sejam expostas a estes peixes, incluindo os seus óleos.
Suplementos de óleo de peixe devem ser interrompidos duas semanas antes e depois de uma cirurgia, porque eles afinam o sangue.
Benefícios
O óleo de peixe pode reduzir o risco de um ataque cardíaco, acidente vascular cerebral, arritmias mortais e níveis elevados de colesterol de uma pessoa.
2 g de óleo de peixe por dia podem prolongar a saúde de uma pessoa, por meio da redução do risco de doenças do coração, mas, para evitar problemas de pele oleosa, a dose pode ser iniciada com 1 g e depois aumentada para 2 g depois de alguns dias.
Considerações
Como alternativa, as pessoas podem comer peixes gordos de água fria, como salmão e linguado algumas vezes por semana, para obter benefícios da gordura ômega-3. Pessoas com problemas de pele oleosa podem usar essa abordagem para obter os mesmos benefícios, desde que eles não tenham doença cardíaca ou níveis elevados de triglicerídeos.
Análise de um especialista
A Associação Americana do Coração recomenda que as pessoas que não têm doença cardíaca aumentem a ingestão de gordura ômega-3, EPA e DHA, comendo peixes gordos, como o salmão, duas vezes por semana, além de tofu, nozes e óleo de semente de linho, para ter os benefícios do ômega-3 de plantas. No entanto, pessoas que já têm doença cardíaca, arritmias ou colesterol alto podem tomar 2 g de óleo de peixe por dia, após consultar seu médico -- aumentando a dose gradualmente para evitar pele oleosa.
Pesquisas famosas
Suzanne Somers fez uma extensa pesquisa sobre os benefícios do óleo de peixe e consumo de peixe com nutricionistas e foi conclusiva sobre seus benefícios na saúde. Seus resultados de pesquisa sobre o óleo de peixe e consumo de peixe podem ser observados em seu livro, "Breakthrough: Eight Steps to Wellness" ("Oito passos para o Bem-Estar", em tradução livre), e este livro menciona como o óleo de peixe pode resolver problemas de pele oleosa em alguns casos.