Contente
O motor da D.C. é um gerador pronto que gerará eletricidade. Tudo o que é preciso fazer é girar o seu eixo usando uma fonte externa de energia, como água, vento ou uma bicicleta. O problema é que muitas pessoas não sabem como regular força gerada pela bateria em uma fonte utilizável de energia.
Instruções
-
Conecte a parte da frente do gerador (motor DC) em uma fonte de energia que irá ligá-lo. Pode ser uma roda de água ou um par de lâminas que gira com o vento.
-
Faça uma corrente de motor utilizável e transforme o fluxo caótico do gerador em uma forma utilizável. Deixe o fluxo de eletricidade proveniente do gerador carregar as baterias e, em seguida, deixe-as ligar os dispositivos que estão ligados nela.
-
Conecte o retificador de um alternador de carro para se certificar de que a corrente gerada pelo motor não mude de direção, e use a energia para fazer o motor girar. Esse retificador deve ser conectado entre a bateria e o gerador, de modo que a percorra em uma direção (para carregar a bateria).
-
Adicione um transformador ao circuito após as baterias. Selecione um transformador, de forma que a energia gerada funcione com os equipamentos que serão ligados a ele. Ao escolher o equipamento, considere as tensões de entrada e saída, para deixar a corrente da bateria em uma tensão compatível com o aparelho/equipamento. Verifique a tensão combinada das baterias. Se houver quatro baterias de 12 volts, selecione a entrada como 48 volts, por exemplo. Selecione a saída do transformador com base na tensão de alimentação que será necessária. Muitos aparelhos usados em carros são capazes de funcionar em uma única corrente de 12 volts. A tensão de saída seria, então, 12 volts. O transformador seria uma entrada de 48 volts com saída de 12 volts.
Dicas
- Use um inversor para alterar os 12 volts de corrente contínua em uma corrente de 110 volt AC usada para alimentar a maioria dos aparelhos domésticos. Esses dispositivos normalmente são ligados em um acendedor de cigarros e estão disponíveis em lojas de eletrônica em geral. Use um inversor sempre que precisar fazer funcionar um aparelho que se conecta apenas em tomadas, e não em acenderores de carro.
- Use um controlador de carga para se certificar de que as baterias não alcancem um nível de carga que ofereça riscos aos equipamentos. Isso é fundamental para todos os geradores, pois impede que ele danifique as baterias sempre que forem carregadas ao nível máximo.
Aviso
- Nunca toque em um circuito elétrico que transporta ou armazena uma carga. Nunca considere que os fios estejam seguros apenas porque estão desligados. Assegure-se de que os dispositivos elétricos e fios estejam devidamente alojados e impermeabilizados. Certifique-se de que não haja fiação exposta e consulte um eletricista, antes, durante e após a instalação de qualquer gerador ou componente.
O que você precisa
- Motor DC
- Baterias (de chumbo-ácido selada, ciclo profundo)
- Retificador
- Transformador
- Controlador de carga
- Inversor (se necessário para equipamentos AC)