Contente
O mexilhão é um tipo popular de frutos do mar, especialmente em áreas litorâneas. Com a concha aberta, o mexilhão é uma opção atraente para aperitivos ou entradas, geralmente sendo servidos em uma panela com ensopado apimentado. Assim como todos os frutos do mar, você precisará tomar cuidado quando estiver preparando uma receita com mexilhões para garantir que nenhuma contaminação aconteça. Congelar um mexilhão vivo não é recomendando.
Frutos do mar são uma interessante opção como prato de entrada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Preparando o mexilhão
Chefes e peritos em frutos do mar concordam que você não deve congelar mexilhões vivos. Ao comprar o ingrediente para cozinhar, eles devem estar vivos e com a concha bem fechada. Se ela estiver um pouco aberta, você deve colocá-la sobre o gelo ou bater gentilmente em cima ela. Um mexilhão vivo deve fechar a concha em situações como essa. Qualquer tipo de mexilhão que estiver com a concha aberta, apresentar uma grande quantidade de barro ou a concha quebrada, precisa ser jogado fora.
Como você não pode congelar os mexilhões vivos, deve mantê-los frescos antes de cozinhá-los. Esses animais têm um curto prazo de validade. Você deve cozinhá-los entre dois e três dias após a compra para garantir o sabor ideal e frescor. Depois de ser cozinhado, o mexilhão pode ser consumido com segurança em até 14 dias. Mas tenha em mente que a cada dia que ele passa armazenado, o sabor e segurança se modificam. Guarde-os na geladeira (não no freezer). Deixe o pacote aberto para que a ventilação possa realizar as trocas de oxigênio entre os mariscos. Não encharque os mexilhões com água, já que água fresca os mata rapidamente. Se você precisar limpar as conchas, esfregue os mexilhões debaixo de uma pequena quantidade de água corrente.
Para cozinhar os mexilhões, prepare o molho com antecedência e acrescente os mariscos à panela com o molho. Ferva os mariscos em uma panela com a tampa fechada por cinco minutos ou até quase todas as conchas estarem abertas. A carne deve estar levemente presa à parte de dentro da concha. Jogue fora todas as conchas que tiverem permanecido fechadas.
Congelando mexilhões
Embora você não possa congelar mexilhões vivos, pode congelar os que já foram cozidos. Realize os procedimentos listados acima. Congele os mexilhões dentro da casca e sele a vasilha o mais rápido possível. Os outros ingredientes do molho podem não congelar tão bem, portanto, pense nisso quando for escolher o tipo de molho. Se escolher congelar os mariscos logo após cozê-los e fechar completamente a vasilha, você poderá armazená-los no freezer por um período de até quatro meses.