Contente
O óxido de zinco (ZnO) é um pó branco que à temperatura ambiente é quase insolúvel em água. É um composto inorgânico usado para fazer vários produtos como cimento, cerâmica, vidro, plásticos e borracha. O cloreto de zinco (ZnCl2) é geralmente usado como fundente para soldas, e também é um reagente comum na química industrial. O cloreto de zinco pode ser feito comercialmente a partir do óxido de zinco, e pode também ser obtido de outros compostos de zinco em um laboratório.
Instruções
Aprenda a converter óxido de zinco em cloreto de zinco (Jack Hollingsworth/Photodisc/Getty Images)-
Defina óxido de zinco como ZnO. Alguns metais vão se combinar com diferentes quantidades de átomos de oxigênio, o que significa que um óxido metálico pode, na verdade, se referir a mais de um composto. O zinco normalmente se combina com apenas um átomo de oxigênio, então o termo "óxido de zinco" se refere especificamente a um composto (ZnO).
-
Misture os reagentes. Os reagentes são óxido de zinco e ácido clorídrico (HCl), que pode ser obtido em qualquer fornecedor de produtos químicos. Coloque o pó de óxido de zinco em um recipiente de ácido clorídrico.
-
Observe a reação. Diferente de muitas outras reações, o óxido de zinco e o ácido clorídrico reagem imediatamente em condições normais, e não necessitam de um catalisador.
-
Examine a reação que converte o óxido de zinco em cloreto de zinco. Isso é descrito pela seguinte equação: ZnO + 2HCl -> ZnCl2 + H2O. O átomo de oxigênio do óxido se combina com o hidrogênio de duas moléculas de HCl presentes na água. O átomo de zinco se combina com dois átomos de cloro para formar o cloreto de zinco.
-
Purifique as amostras comerciais de cloreto de zinco. A reação no Passo 4 geralmente produz outros compostos além do cloreto de zinco. A amostra é normalmente purificada com uma extração em dioxano quente, filtrando enquanto ele ainda está quente e deixando o precipitado esfriar.