Contente
As ágatas geralmente são caracterizadas por faixas onduladas coloridas. Elas adquirem uma espécie de desenho em forma de chama depois de devidamente cortadas e polidas. Cortá-las requer ferramentas adequadas, como uma serra circular de bancada e uma esmerilhadeira. Além disso, para alcançar as fendas, o uso de um esmeril plano ajudará. Ao cortar uma ágata, deve-se seguir as características naturais da gema, permitindo que sua estrutura guie o corte; não tente forçar uma forma. Em relação ao polimento de acabamento, o método mais simples é usar um polidor elétrico.
Instruções
A ágata possui faixas onduladas coloridas (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)-
Molhe e examine a pedra preciosa bruta sob um dispositivo de ampliação com uma fonte de luz brilhante. Procure indícios da forma de chama na gema ou uma camada ondulada antes de começar a cortá-la.
-
Raspe as camadas externas que envolvem a ágata. Há a possibilidade de que uma cobertura de calcedônia esteja cobrindo a pedra. Use uma serra circular para retirar cuidadosamente essas camadas, mas não corte a gema.
-
Retire a camada final, trabalhando com cuidado até chegar à ágata. Siga a forma natural da pedra, deixando-a guiar as linhas de corte. Use a borda do rebolo da esmerilhadeira para fazer os contornos e alcançar as fendas. Comece lixando ao longo de um lado. Depois, use a outra borda do rebolo para lixar o lado oposto da pedra. A face do rebolo realizará o trabalho quando a borda estiver gasta.
-
Finalize polindo a gema em um polidor elétrico. As ágatas ficam muito bonitas depois desse processo, transformando-se em uma pedra digna de ser pendurada como um pingente ou simplesmente colocada para exposição.
O que você precisa
- Serra circular de bancada
- Esmerilhadeira
- Esmeril plano (opcional)
- Polidor elétrico