Contente
A gravidez intra-uterina é definida clinicamente como aquela que ocorre dentro do útero. Em outras palavras: uma gravidez normal. A gravidez é um momento especial e incrível cheio de alegria e inúmeras preocupações e prodígios. No entanto, saber um pouco a respeito pode ajudar a diminuir a preocupação.
A gravidez intra-uterina é aquela que acontece dentro do útero (Jupiterimages/BananaStock/Getty Images)
Duração
Da concepção ao nascimento, uma gravidez intra-uterina típica é dividida em três partes (ou trimestres) e dura em média 40 semanas. No entanto, entre 38 e 42 semanas também é considerado normal.
Desenvolvimento
Com cerca de 12 semanas de gestação, as estruturas fetais estão totalmente formadas, precisando apenas de um amadurecimento saudável da gravidez intra-uterina para que o bebê possa continuar a crescer e se desenvolver.
Batimento cardíaco
Usando um Doppler, um aparelho que amplifica o som, o batimento cardíaco do feto pode ser ouvido com cerca de 12 semanas de gestação em uma gravidez intra-uterina descomplicada. Esse som simples pode ser muito reconfortante para uma futura mãe.
Benefícios
A gravidez intra-uterina normal tem vários benefícios para a futura mãe e pode aliviar alergias e asma, prevenir contra o câncer, aliviar endometriose e dores de cabeça nas fases finais da gravidez.
Sinais de alerta
Durante uma gravidez intra-uterina muitas coisas são experienciadas, no entanto, deve-se ficar atento e discutir com um médico a respeito de alguns sintomas preocupantes que são comuns, como sangramento vaginal, perda de líquido vaginal, mudança no movimento fetal ou dor abdominal severa.