Contente
Os diabéticos devem ter muito cuidado com os pés. Cortar as unhas dos pés de uma pessoa diabética é uma tarefa que deve ser executada com precisão e atenção aos detalhes.
Instruções
As unhas dos pés dos diabéticos devem receber cuidados especiais (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)-
Encha a bacia de pé com água morna. Teste a água com o cotovelo para ter certeza que a água não esteja muito quente. Os diabéticos têm a sensibilidade diminuída em seus pés e a água quente pode facilmente causar queimaduras. Mergulhe os pés na banheira por não mais do que cinco minutos.
-
Use uma toalha de banho para secar completamente os pés. Tenha o cuidado de secar cada unha e entre os dedos dos pés também.
-
Use o cortador de unha para cortar as partes frontais das unhas. Não corte a unha do pé até o limite da linha de pele. Cortar as unhas dos pés muito curtas pode causar feridas ou bolhas.
-
Use uma lixa para limar cuidadosamente cada unha em frente. Tenha cuidado para não lixar pele ao redor das unhas, pois isso também pode causar bolhas.
-
Inspecione cada unha para certificar-se de que a pele não foi ferida. Se há quaisquer cortes ou escoriações nas extremidades dos dedos em decorrência do procedimento, chame o médico o mais rapidamente possível, que deverá avaliar a ferida para assegurar que não incorra em infecção.
Dicas
- Certifique-se de trabalhar em uma área com boa iluminação. Trabalhe lentamente e preste atenção extra para a tarefa iminente.
Aviso
- Os diabéticos têm a sensibilidade nos pés diminuída e não podem sentir dor. Certifique-se de inspecionar bem os pés depois de cortar as unhas do pé. Se você tiver ferido qualquer um dos seus dedos, é muito importante consultar o seu médico. Pequenas feridas ao cortar as unhas dos pés podem evoluir para feridas maiores e infecções, que caso progridam por falta de cuidados, pode resultar na amputação dos pés.
O que você precisa
- Pequena bacia de pés
- Toalha de banho
- Cortadores de unha
- Lixa