Contente
Um jarrete de porco, ou jarrete de presunto, como é vulgarmente chamado, vem da perna do porco, logo acima do pé e abaixo do joelho. Esse corte é uma peça muito barata e dura de carne, com bastante tendões, ligamentos e fibras musculares. No entanto, quando cozida em fogo baixo e lento, essa carne fica macia ao ponto do garfo e solta um caldo muito saboroso que é útil para fazer sopas e ensopados. O jarrete de porco está disponível para venda tanto defumado como cru. A versão não afeta a técnica de cozimento, mas proporciona um sabor defumado, ao qual talvez prefira.
Instruções
O jarrete de porco é uma peça de carne deliciosa e muitas vezes negligenciada (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)-
Enxague o jarrete em água fria e coloque-o em uma panela grande com fundo grosso.
-
Adicione os vegetais picados grosseiramente, incluindo cebolas, batatas e aipo. Eles ajudarão a temperar o jarrete e o caldo. Comece com duas cebolas, um quilo de batatas e um maço completo de aipo, cerca de oito hastes, com a metade folhosa superior removida.
-
Adicione a pimenta e ervas frescas, incluindo tomilho, alecrim e louro, a gosto. Se você não tiver ervas frescas, utilize as secas na proporção de uma para três; uma porção de ervas secas para cada três de frescas. A adição de sal é opcional, pois o presunto já tem um sabor muito salgado, principalmente se tiver sido defumado.
-
Preencha com água a panela em que está o jarrete, os legumes e as ervas, até que todos os ingredientes estejam cobertos com, pelo menos, 2,5 cm de água.
-
Leve a panela ao fogo para ferver e cozinhe por entre 2 a 3 horas. O tempo de cozedura longo resultará em um jarrete com a carne mais macia e um caldo rico.
-
Coe o caldo do jarrete e legumes utilizando uma peneira e guarde-o para utilizá-lo em uma sopa. Esse caldo é o preferido para ser utilizado em sopas de ervilha, com pedaços do presunto de jarrete misturado com o produto final.
-
Talhe ou puxe os pedaços cozidos da carne do jarrete de presunto e sirva com legumes cozidos, ou utilize como um complemento para uma sopa feita com o caldo. Você pode comer os legumes preparados com o caldo, mas eles não terão mais a textura. Considere fazer uma porção adicional de legumes assados ou cozidos no vapor para acompanharem o jarrete de presunto.
Dicas
- Se quiser legumes mais firmes, não deixe-os até o final do processo de cozimento. O jarrete também poderá ser dourado antes de ser fervido. Doure a carne na panela grande, a mesma que utilizará para fervê-la, em fogo médio alto com duas colheres de sopa de óleo vegetal. Ao fazer isso a carne ficará um pouco mais adocicada e terá uma textura crocante por fora.
Aviso
- Não dê o osso do jarrete de porco para o seu cão ou outros animais de estimação. O processo de cozimento amaciará significativamente o osso e o deixará propenso a lascar e rachar.
O que você precisa
- Jarrete de porco
- Panela grande
- Cebolas
- Batatas
- Aipo
- Sal
- Pimenta
- Tomilho
- Alecrim
- Folhas de louro
- Coador