Contente
A raiz de bardana é um ingrediente básico de muitas receitas japonesas. Ela pode ser servida com pratos de arroz ou como acompanhamento para sushis. Essa raiz vegetal possui uma textura mais forte, carnuda e crocante que as demais, permanecendo intacta durante o processo de cozimento ou conserva. Certifique-se de remover completamente toda a poeira ou detritos, evitando surpresas crocantes indesejadas.
Instruções
A raiz de bardana fresca pode ser preparada de diversas formas (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)-
Lave e descasque uma raiz de bardana.
-
Corte a raiz em pedaços de 10 cm. Coloque-os em uma tigela com gelo e uma pequena quantidade de vinagre para evitar a descoloração.
-
Em uma panela, aqueça 1 colher de sopa de óleo sobre fogo médio. Adicione as raízes e refogue-as por cinco minutos ou até que dourem levemente.
-
Adicione o molho de soja, saquê, açúcar, gengibre e pimenta vermelha, cozinhando por mais cinco a sete minutos ou até que as raízes estejam macias, mas crocantes. Sirva em seguida.
Raiz de bardana refogada
-
Lave e descasque uma raiz de bardana.
-
Corte-a em pedaços de 10 cm e reduza-os à metade longitudinalmente. Coloque-os em uma tigela com gelo e uma pequena quantidade de vinagre para prevenir a descoloração.
-
Encha 3/4 de uma sopeira ou panela grande com água e leve-a à fervura.
-
Mergulhe a raiz na água fervente por dois minutos e devolva-a para a tigela com gelo.
-
Em um saco plástico com fecho hermético, misture o mirin, vinagre de vinho de arroz, açúcar e sal. Agite o plástico para combinar bem os ingredientes. Adicione a raiz e armazene-o no geladeira do dia para a noite. Consuma em até uma semana.
Conserva de raiz de bardana
Dicas
- Para fazer a conserva, certifique-se de cobrir a raiz completamente com a marinada. É possível adicionar outros temperos, se preferir. Gengibre, capim-limão, alho, sementes de coentro, folhas de louro, pimenta da Jamaica, cravo e endro são opções interessantes que acrescentarão mais sabor à sua conserva.
O que você precisa
- 2 raízes de bardana
- 1 colher de sopa de óleo
- 2 colheres de sopa de molho de soja
- 1 colher de sopa de saquê
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 1 colher de sopa de gengibre amassado
- 1 colher de chá de pimenta vermelha amassada
- 3 colheres de sopa de mirin (vinho de arroz japonês)
- 4 colheres de sopa de vinagre de vinho de arroz
- 2 colheres de sopa de açúcar
- 2 colheres de chá de sal
- Descascador de vegetais
- Faca afiada
- Tábua de corte
- Tigela média
- Gelo
- Panela
- Colher de madeira
- Sopeira
- Plástico com fecho hermético