Contente
Entenda como um sacerdote católico se torna bispo (Digital Vision./Digital Vision/Getty Images)
Processo de escolha
O processo de escolha de um sacerdote para servir como um bispo é contínuo e leva de quatro a oito meses, em média. O primeiro passo é que os bispos atuais assistam os sacerdotes para determinar quais têm as qualidades que um bispo precisa ter para servir sua província. Quando o bispo determina se um sacerdote em sua província seria um bom bispo, ele apresenta o seu nome ao arcebispo.
Núncio apostólico
Quando o arcebispo tiver os nomes dos sacerdotes, ele orará por uma decisão e depois reunirá todos os bispos da sua província para votar em um novo bispo. Os candidatos que passarem nos votos avançam para o núncio apostólico, que serve como um embaixador de um país específico. Desde fevereiro de 2012, Giovanni d'Aniello é o núncio apostólico do Brasil. Quando o homem nessa posição trata de uma decisão sobre cada um dos candidatos, ele envia seus relatórios individuais para a Congregação dos Bispos.
Congregação dos Bispos
A Congregação dos Bispos analisa os relatórios do núncio apostólico sobre cada candidato. Embora essa congregação não tenha poder para mudar algo nos tais relatórios, ela votará nos candidatos e anexará uma recomendação para cada um. Esse pacote de informações é enviado para o papa em Roma.
Papa
Tecnicamente, o papa pode nomear quem ele quiser para uma posição de bispo. No entanto, normalmente ele nomeia bispos da lista de candidatos que recebe. O Papa orará para que o Espírito Santo o guie até o candidato que Deus quer na posição. Uma vez feito isso, ele entra em contato com o núncio apostólico e pede para ele oferecer o cargo ao candidato. Se ele aceitar a nomeação, o papa é notificado e é marcada uma data oficial para o anúncio.