Contente
Após a colheita de frutos cítricos, é muito comum observar o bolor verde na árvore. Essa doença pode infectar todas as espécies de árvores cítricas.
Limoeiros saudáveis (Lemon tree image by Timo de Looij from Fotolia.com)
Identificação
O bolor verde é causado pelo fungo Penicillium digitatum. As árvores são infectadas quando os esporos verdes do fungo penetram lesões ou feridas no tronco da planta.
Clima
O bolor verde é disseminado rapidamente quando a temperatura alcança 24 ºC. A doença não ocorre em ambientes de temperaturas abaixo de 1 ºC.
Sintomas
Um dos primeiros sintomas de bolor verde é a descoloração do tronco. O fungo causa manchas com 6 mm a 1,2 cm de diâmetro que podem progredir e chegar a 2,5 a 5 cm em questão de dias. Um micélio branco também pode ser visto no tronco da árvore, seguido pelos esporos verdes.
Disseminação
Os esporos verdes são produzidos por essa doença e são responsáveis por sua transmissão de uma planta para outra. Esses esporos podem ser disseminados por insetos ou quando a árvore é manuseada ou podada.
Prevenção e solução
Após a colheita, aplique fungicidas para evitar que a árvore seja infectada. O cloro também é eficaz para matar os esporos de fungos associados ao bolor verde.