Contente
Cuidar e manter bambus em casa não é a mesma coisa que fazê-los crescer naturalmente do lado de fora. O bambu é encontrado em climas quentes e apesar de ser fácil de manter, requer cuidados específicos para ter uma vida longa e saudável.
Cuide de seu bambu (Brand X Pictures/Stockbyte/Getty Images)
Água e vaso
Seu bambu vai crescer rápido principalmente quando jovem, então plante-o em um vaso largo e alto ao invés de um mais estreito. Os bambus crescem horizontalmente mais do que verticalmente e se sentem mais confortáveis com mais espaço. O vaso tem de ter boa drenagem, pois as raízes não crescem se ficarem muito molhadas e suscetíveis à podridão radicular que, se ocorrer, pode tornar quase impossível salvar sua planta.
Além disso, os bambus requerem umidade, então durante os meses mais secos dê uma nebulização diária ou coloque um umidificador perto da planta.
Fertilização
Durante a primavera e o verão, seu bambu vai precisar de fertilizantes e minerais. O fertilizante deve ser à base de água e tem que ser dado à planta com intervalos de poucas semanas. Use uma fórmula de liberação lenta com todos os nutrientes necessários. A fertilização durante o inverno não é necessária, pois a planta está dormente e não cresce ativamente.
Para manter sua planta saudável, leve-a até a varanda ou pátio e deixe-a em um local parcialmente sombreado. Deixe-a fora por algumas semanas. Uma boa regra é de que quanto maior as folhas, menos luz é necessária.
Outras dicas
Quando envasar ou reenvasar, misture pequenas pedras e seixos; eles ajudam com a drenagem do bambu. Além disso, certifique-se de podar regularmente sua planta cortando folhas secas e galhos. Se a planta está batendo no teto, você pode cortar toda a parte superior logo abaixo do galho mais alto. O bambu não vai murchar por isso, mas sim regenerar seus galhos e folhas.