Contente
Quando seu espaço externo é menor que a caixa de areia de uma criança, a jardinagem pode parecer um sonho distante. Mas é possível, mesmo que você não tenha um quintal próprio. Há várias opções para dar vida até mesmo à menor das áreas exteriores.
Use cores variadas para dar vida a um espaço pequeno (Garden image by TC from Fotolia.com)
Vasos
Este meio popular para poupar espaço é ideal para qualquer um que tenha um quintal ou varanda pequeno. A jardinagem em vasos permite que você abrigue várias plantas em uma pequena área. É necessário um bom solo e regagem frequente.
Esses contêineres podem também ser usados para criar contornos naturais junto a uma entrada, dando a ilusão de mais espaço. Muitos decoradores profissionais usam vasos maiores para árvores e arbustos para criar linhas que suavizam os contornos de espaços quadrados demais. Se você não tem um corredor de entrada, tente colocar os vasos próximos das paredes, nos cantos de uma varanda ou perto da extremidade de um terraço.
Pavimentos
Outro jeito de criar a ilusão visual de um espaço mais amplo é alinhar os pavimentos de concreto do jardim diagonalmente. Para espaços longos e estreitos, evite colocar objetos grandes, como mesas, no meio do jardim. Manter as coisas nas laterais cria uma sensação de espaço e os pavimentos de concreto designam o espaço para todos os seus móveis exteriores. Pavimentos também são bons para quem tem filhos, pois evitam que plantas, flores e outras ervas sejam pisoteadas.
Árvores de pátio
Menores que árvores convencionais, árvores de pátio dão um toque de cor e sombra sem comprometer os espaços. Elas também são populares por requererem menos limpeza que, por exemplo, o salgueiro. Essas árvores menores derrubam menos folhas e não têm frutos, em geral - embora seja possível encontrar algumas árvores pequenas que deem frutos, como o cunquato.
Janelas e jardinagem em interiores
Espaços amplos de janelas podem ser transformados em locais para flores e ervas. A aeroponia é um tipo de jardinagem sem solo ou luz do sol que já foi testado pela NASA. São jardins computadorizados que usam lâmpadas especiais ao invés de luz do sol, para que você possa utilizá-las o ano inteiro. Além disso, jardins aeropônicos vêm em várias cores e estilos - alguns podem até ser pendurados na parede.